Salário competitivo faz a diferença na atração e retenção de talentos

pexels-photo-4386433.jpeg

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Um dos desafios apontados pelas empresas atualmente é encontrar profissionais qualificados para as vagas abertas. No entanto, fica a questão: será que as empresas estão sabendo reconhecer e valorizar um bom profissional? Apesar de o Brasil ainda ter um número alto de trabalhadores disponíveis no mercado, é importante estar de olho nas tendências do mercado, nas melhores práticas de atração e retenção e, claro, na remuneração. O salário está competitivo e de acordo com o mercado?

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Segundo pesquisa da Robert Half, não oferecer um salário competitivo é, segundo os executivos respondentes, um dos motivos que atrasa o processo de recrutamento e dificulta a atração dos melhores talentos. Além disso, segundo eles, quando o tema é retenção, a remuneração não atrativa pode levar à perda de bons profissionais.

Pessoas são o principal ativo de qualquer organização e investir nelas é fundamental, afinal, são elas que impulsionam os negócios. 

Este artigo compartilha quatro benefícios de se pagar um salário competitivo aos funcionários. Também explica por que pagar um salário mais baixo pode sair mais caro para o seu negócio a longo prazo.

1. Mostre aos funcionários que você se importa

Os funcionários são os ativos mais importantes da sua empresa. Você deve investir para que eles sintam que são membros valiosos de sua equipe. Existem várias maneiras de fazer isso, como promoção de treinamento ou pagamento de bônus anuais.

Uma abordagem fundamental é oferecer um salário competitivo. Essa é uma maneira tangível de demonstrar seu compromisso em cuidar de sua equipe e é provável que seja retribuída com trabalho duro e engajamento, mesmo em tempos difíceis.

Leia também: Benefícios: por que eles são uma ferramenta para demonstrar valor pelo funcionário

kaballah mask

2. Reduza a rotatividade de sua equipe

A retenção de talentos é apontada como um dos principais desafios dos gestores para 2022. Segundo pesquisa, 49% têm algum receio de perder os seus melhores talentos. Entre os principais motivos para esse receio estão:

  • Abordagem da concorrência na retomada
  • Aumento da pressão no trabalho
  • Insatisfação com salários

Os três pontos estão bem alinhados. Se os funcionários não estão recebendo uma remuneração competitiva em relação ao mercado de trabalho, ficam mais insatisfeitos e tendem a estar mais disponíveis às abordagens da concorrência. Às vezes, isso pode se tornar um efeito de bola de neve, onde outros funcionários começam a revisar seu próprio salário e a considerar outras oportunidades de emprego.

3. Os melhores talentos vão querer trabalhar para você

Para administrar um negócio de sucesso, você precisa atrair os melhores talentos. Se você está oferecendo salários baixos, pode estar perdendo essas pessoas, que estão indo para os concorrentes.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Quando você contrata alguém, o colaborador deve perceber que vale a pena agregar valor e produtividade para os seus negócios. Trabalhe para que eles não vejam sua empresa como um trampolim, uma oportunidade de ganhar alguma experiência, antes de encontrar um emprego melhor em outro lugar.

Ofereça um salário competitivo desde o início, para ajudar a atrair os melhores talentos para o seu negócio. Pagar pouco pode economizar dinheiro a curto prazo, mas vai prejudicar seus negócios e custar mais caro a longo prazo.

Você também pode gostar de: Por que o pacote de remuneração influencia na atração de talentos?

4. Baixos salários são uma falsa economia

Quando um funcionário sai da empresa, afeta a produtividade e os prazos dos projetos, custando tempo e recursos adicionais. Também haverá outros custos a serem absorvidos, como tempo e dinheiro com a contratação de um substituto, seu período de integração e treinamento.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)Além disso, para atrair um substituto adequado, você precisará oferecer um salário competitivo. Em retrospectiva, seria mais prático oferecer aos funcionários um bom salário desde o início e considerar aumentos salariais, quando aplicável.

Alta rotatividade de funcionários pode refletir mal em seus negócios, impactando sua base de conhecimento coletiva e prejudicar o moral da equipe. Portanto, embora ter salários baixos possa parecer uma boa maneira de aumentar os lucros, a longo prazo pode levar a alguns custos e contratempos significativos para o seu negócio.

Como você garante que está pagando um salário competitivo?

Se você não tiver certeza do que constitui um pacote salarial competitivo, o Guia Salarial da Robert Half oferece uma ampla visão das remunerações em vigor para diferentes posições em oito especializações: Finanças e Contabilidade, Mercado Financeiro, Seguros, Tecnologia, Vendas e Marketing, . 

total-grupo-gif-180x180Ao definir os salários, lembre-se de que eles poderão variar dependendo do setor, local, demanda e muito mais. O mercado de trabalho está mudando constantemente, então você deve avaliar e ajustar regularmente seus salários, tanto para funções novas quanto para existentes. Isso pode garantir que você seja visto como uma empresa desejável para se trabalhar, atrair os melhores talentos e reter seus melhores funcionários.

Fonte: Robert Half

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s