pexels-photo-935949.jpeg
Foto por nappy em Pexels.com

Inscrições para turmas de junho se encerram hoje, sexta-feira (7/6); curso acontecerá nos dias 10 e 14 e visa capacitar profissionais a ampliar habilidades de comunicação e a construírem relações mais colaborativas

O curso “Comunicação Não-Violenta: Desenvolvimento Profissional e Relações Humanas Aprimoradas”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), terá suas inscrições encerradas hoje (7/6). Os interessados podem se inscrever pelo site da entidade https://abrhbrasil.org.br/cnv/. Os encontros serão feitos nos dias 10 e 14 junho.

Banner Animado 300x200 NewPortA Comunicação Não-Violenta (CNV) tem se mostrado uma prática poderosa para o aprimoramento pessoal e profissional, impulsionando relações mais autênticas e colaborativas no ambiente de trabalho. O curso da ABRH Brasil visa justamente ampliar esse conceito. Ministrado por Juliana Sardinha, economista e diretora executiva na Efficacia, a iniciativa foi pensada para capacitar os participantes a expandirem suas habilidades de comunicação e a construírem relacionamentos conscientes e colaborativos.

“Buscamos proporcionar um entendimento profundo sobre os impactos positivos da CNV na melhoria das relações interpessoais dentro de um ambiente de trabalho, abrangendo tanto as relações com colegas de equipe quanto com subordinados e clientes, tanto internos quanto externos. Além disso, tem como objetivo ampliar as habilidades de compreender e ser compreendido, bem como de escutar e ser escutado de maneira eficaz”, destaca Juliana Sardinha.

Outro ponto fundamental é a transição da reatividade para uma comunicação na qual os participantes aprendem a reconhecer suas emoções e a responder de forma mais consciente e construtiva em situações adversas.

GIF 2 (300x200) - ESCAPE JUNGLEO estabelecimento de diálogos que incentivam a colaboração é outro pilar importante da iniciativa. Isto envolve aprender a criar um ambiente seguro para o compartilhamento de ideias, a resolução de conflitos de forma construtiva e a promoção do trabalho em equipe.

Confira os eixos de discussão:

  • A importância da CNV para colaborar e conquistar resultados eficazes;
  • Como superar projeções pessoais e barreiras interpessoais para estabelecer relações mais autênticas;
  • Estratégias para conduzir conversas difíceis de maneira construtiva e respeitosa;
  • Criar pontes de comunicação sem necessariamente eliminar as diferenças entre as pessoas;
  • Aprofundar a capacidade de escuta ativa e identificar o que nos afasta de uma escuta eficaz;
  • Cultivar a empatia no cotidiano para promover uma comunicação mais empática e efetiva;
  • Diferenciar observações objetivas e julgamentos pessoais para melhorar a comunicação;
  • Identificar e assumir a responsabilidade pelas próprias emoções para uma comunicação mais consciente;
  • Compreender as necessidades individuais e como elas impactam nas relações humanas;
  • Desenvolver habilidades para fazer pedidos claros e criar estratégias colaborativas no ambiente de trabalho;
  • Explorar as diferenças entre o feedback empático e o feedback tradicional para promover um ambiente de aprendizado e crescimento mútuo.

“Ao concluir o curso, esperamos que os participantes saiam equipados com recursos sólidos para construir e aprofundar relações de confiança tanto com equipes quanto com indivíduos, além de abastecidos com novas abordagens para navegar em conversas difíceis. A habilidade de escutar e ser escutado, bem como de compreender e ser compreendido, será fortalecida, e os participantes se sentirão mais seguros para dar e receber feedbacks de forma eficaz e construtiva”, complementa a executiva.

As inscrições também estão abertas para o curso de setembro, que acontece nos dias 16 e 17. O investimento é de R$ 390,00 para associados da ABRH Brasil e de R$ 640,00 para não-associados.