Profissões do futuro: fique de olho nestes cargos

pexels-photo-3184357.jpeg

Foto por fauxels em Pexels.com

Conforme acompanhamos as mudanças no comportamento das pessoas e nas tecnologias do dia a dia, também surgem vislumbres das profissões do futuro. Ficar de olho nessas movimentações permite que a sua empresa permaneça à frente do seu mercado.

Afinal, não faz sentido seguir com a mesma configuração de 10 anos atrás em sua empresa. Ter os profissionais certos é decisivo para contar com oportunidades cada vez mais vantajosas em seu segmento e respirar a inovação em seu dia a dia.

A partir daqui, conheça quais são as principais profissões do futuro que são tendência em vários segmentos.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300

Recursos Humanos

Assim como o comportamento das pessoas muda, o setor de Recursos Humanos também precisa se transformar. Graças ao progresso tecnológico dos últimos anos, algumas profissões do futuro se tornaram tendência nesse meio e já são realidade em muitas empresas. Veja a seguir.

People Analytics

Conforme temos acesso a mais dados ricos, mais ações efetivas podemos realizar. Isso não se aplica apenas às ações comerciais para conquistar mais clientes, já que também há grande potencial para impactar positivamente as suas equipes.

Um profissional de People Analytics se encarrega de aprender com os dados gerados pelos seus colaboradores, desde os relacionados à satisfação até produtividade. O objetivo, então, é criar ações que atendam aos objetivos da empresa tendo esses dados como base.

Change Management

Ficar parado é algo prejudicial para qualquer segmento e muitas empresas já têm consciência disso. No entanto, ao tentarem implementar alguma grande mudança, o processo pode ser altamente desorganizado e traumático.

É por isso que cada vez mais organizações enxergam valor na área de Change Management. Essa profissão do futuro tem como função garantir que qualquer mudança buscada pela empresa seja concretizada, além de certificar que ela dure. Ou seja, é algo que vai desde o planejamento até a implementação.

Especialista em diversidade, equidade e inclusão

Cada vez mais empresas enxergam o valor de terem equipes realmente diversas, o que exige um plano robusto para contar com uma implementação realmente eficaz. É nesse contexto em que entra o especialista em diversidade, equidade e inclusão.

A principal função desse profissional é planejar, executar e monitorar estratégias que tenham a inclusão das pessoas nas empresas. Isso requer um comprometimento constante, então não basta contratar um consultor temporário. É preciso que isso seja um setor fixo em seu negócio.

kaballah mask

Tecnologia

Se a tecnologia está em constante evolução, também é preciso que as suas equipes permaneçam em constante transformação. Isso dá origem a profissões do futuro que já são parte do presente em vários grandes nomes do mercado. Conheça as principais delas abaixo.

Pentester

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)

O pentester é o profissional encarregado de conduzir testes de segurança em uma infraestrutura. O nome é uma derivação de penetration test, que é o mecanismo mais popular para encontrar possíveis brechas que existem em uma rede e se prevenir contra todos os cenários possíveis de invasão e vazamento.

Com cada vez mais preocupadas com segurança da informação, as empresas estão percebendo a importância de contar com profissionais dedicados a testar suas camadas de proteção. O pentester se tornou uma das profissões do futuro graças a esse cenário em que dados cada vez mais preciosos são expostos por invasores e prejudicam todos os envolvidos.

Arquiteto de soluções

A principal função do arquiteto de soluções como uma das profissões do futuro é desenvolver recursos baseados no que as empresas precisam. Afinal, a tecnologia se desenvolveu o suficiente para que as organizações possam contar com soluções personalizadas para as suas demandas específicas.

Esse trabalho também envolve adequar essas novas soluções à estrutura já existente da organização. Então, a personalização não se refere apenas aos recursos desenvolvidos, mas também em integrá-los aos demais processos das suas equipes.

Especialista em machine learning

A mecânica por trás do machine learning é algo que exige a atenção de um profissional especializado. Afinal, esses sistemas precisam de instruções para que possam aprender o que precisam para realizarem as suas atividades.

O especialista em machine learning é quem desenvolve cálculos, simula cenários de decisão e avalia periodicamente os resultados gerados por esses sistemas. A partir da coleta constante de dados, ele pode aprimorar cada vez mais o aprendizado deles.

Você pode gostar do estudo da Robert Half, em parceria com o Insper, sobre Transformação Digital. Acesse gratuitamente.

Engenharia

A área de Engenharia já tinha diversas divisões antes. Agora, temos também que considerar as profissões do futuro que estão surgindo a cada dia. Afinal, o papel do engenheiro é sempre o de planejar, executar e analisar todo tipo de projeto. Entenda quais são as principais a seguir.

Piloto de drone

total-grupo-gif-180x180

Os drones têm diversas utilidades para uma infinidade de segmentos. Desde aqueles dedicados a fotografias e filmagens até os envolvidos em entregas à distância, eles também precisam de engenheiros dedicados à pilotá-los. E esse trabalho pode ser considerado uma das profissões do futuro.

Isso requer uma familiaridade aprofundada com as particularidades dos drones, como a influência do peso da carga e as rotas mais indicadas para chegar a determinados destinos. É fundamental que essa pessoa saiba enxergar formas de otimizar tais caminhos e usar o drone da forma mais eficiente. 

Engenheiro de georreferenciamento

Outra profissão do futuro digna de nota é a do engenheiro de georreferenciamento. Esse termo se refere a um instrumento utilizado para a padronização de imóveis rurais a partir de coordenadas geográficas.

Dessa forma, o engenheiro se responsabiliza por atuar no dimensionamento desses imóveis de acordo com informações confiáveis. Isso inclui a criação de curvas de nível, diagnósticos locais e o desenvolvimento de relatórios.

Engenheiro de dados

Com a tendência consolidada do Big Data, é fundamental garantir que as empresas consigam sempre contar com a estrutura ideal de informações. Esse é o papel do engenheiro de dados, que permite extrair todo o potencial que as suas iniciativas têm.

Esse profissional também é responsável por analisar tais dados e extrair diagnósticos relevantes para os objetivos da organização.

labortimehttps://labortime.com.br/

Engenheiro de inovação

Muito se fala sobre a necessidade de inovação em diversos segmentos, mas isso exige comprometimento constante da parte das corporações. E é por isso que uma das profissões do futuro se refere a dedicar um engenheiro exclusivamente a esse papel.

Dessa forma, o engenheiro de inovação atua no planejamento e na execução de projetos dedicados a esse aspecto da empresa. Ele considera as principais necessidades do negócio e acompanha as tendências globais para atuar a favor de seus objetivos.

Vendas e Marketing

Toda empresa precisa se comunicar bem, então é compreensível que algumas profissões do futuro sejam referentes a vendas e marketing. Esses setores se responsabilizam por prospectar e converter clientes, então é sempre saudável contar com reforços inovadores nesse sentido. Veja abaixo.

Analista de martech

GIF-200x150

O papel do analista de martech é estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing. Há cada vez mais possibilidades altamente atrativas nesse sentido que não são aproveitadas pelas empresas — e aí existe uma oportunidade de sair na frente.

Para isso, é importante contar com um profissional dedicado a estabelecer essas ligações. Isso significa observar as demandas de vendas e marketing da empresa para as melhores tecnologias a favor desses setores. 

Líder de live streaming

As empresas estão enxergando o grande potencial que o live streaming têm para as suas comunicações. E, com isso, precisam de profissionais dedicados a garantir o bom funcionamento dessas transmissões.

Sem isso, a tendência é sofrer com falhas que prejudicam a experiência do live streaming, além de não poder aproveitar todas as oportunidades desse meio. Essa liderança deve coordenar uma equipe dedicada a entregar a melhor transmissão para o público-alvo ao cumprir seus objetivos.

Tendo em vista todas essas profissões do futuro, fica nítido o quanto a tecnologia é uma força transformadora no ambiente corporativo. Agora é o momento de olhar para a configuração da sua empresa e enxergar o quanto ela pode se beneficiar de integrantes dedicados a atividades inovadoras.

Fonte: Robert Half

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s