Liderança estratégica: quais caminhos seguir para se tornar um líder inspirador?

pexels-photo-3810788.jpeg

Foto por RF._.studio em Pexels.com

Você sabe o que é liderança estratégica? Hoje, com a transformação digital que vem ocorrendo em nossa sociedade, não sobra mais espaço para uma gestão baseada em achismos e autoritarismo. 

O líder estratégico tem um papel fundamental na melhoria do clima, da cultura, do ambiente organizacional e, claro, nos melhores resultados da organização.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Mas você pode estar pensando: “quais caminhos um bom líder deve percorrer para se tornar uma inspiração para o capital humano da organização?”

Pensando em responder essa questão, preparamos este artigo sobre liderança estratégica. Aqui, mostraremos quais as ferramentas de gestão de pessoas necessárias para aplicá-la na sua empresa. Então, continue a leitura!

O que é liderança estratégica?

Trata-se de uma gestão customizada, onde o líder, utiliza de métricas e dados sólidos para conhecer mais sobre a empresa, colaboradores e sobre os processos de cada setor.

Assim, ele pode ter uma visão panorâmica sobre a cultura da organização e tomar decisões mais efetivas, de forma que os colaboradores se sintam motivados e engajados a trabalhar em prol de um objetivo maior, que é o da empresa. Desse modo, os resultados positivos também impactarão na melhor experiência do consumidor final.

Quais as principais características da liderança estratégica?

Para alcançar os melhores resultados, a liderança estratégica conta com características bem específicas. Conheça agora as principais.

Ter prioridades

O líder estratégico sabe que na sua rotina vai se deparar com diversos desafios ao mesmo tempo. Logo, se ele tentar cuidar de todas essas demandas na mesma hora, a probabilidade de fracassar é grande.

Assim, um líder estratégico deve ser analítico e mapear quais ações demandam maior urgência e também designar outros profissionais do time para ficarem à frente de cada uma. Já outras demandas, podem ser simplesmente descartadas. Por isso, o líder estratégico precisa ser visionário.

kabalha

Conhecer o perfil da equipe

Conhecer as hard e soft skills de cada membro do time é fundamental para uma liderança estratégica. Afinal, o segredo do sucesso de uma organização é colocar a pessoa certa no cargo certo.

Isso porque, se o profissional ocupa um cargo ou exerce atividades que não estão alinhadas com suas competências técnicas e comportamentais, ele se sentirá desmotivado, impactando diretamente nos resultados do time como um todo. 

GIF-200x150Contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas

Hoje, graças ao avanço da tecnologia na área de gestão de pessoas, um líder estratégico pode contar com o auxílio de softwares e ferramentas na realização do seu trabalho.

Trata-se de ferramentas que realizam desde a coleta e análise do perfil comportamental dos colaboradores, o que auxilia no recrutamento e seleção efetivo, até a designação de tarefas de forma mais efetiva.

Ainda, mapear o perfil comportamental dos colaboradores ajuda também na identificação de profissionais que somarão junto à determinada equipe ou projeto, por complementar competências que podem estar faltando para que determinada área de atuação alcance os objetivos. 

Quais os benefícios em implementar uma liderança estratégica?

Agora, vamos conhecer os principais benefícios de ter uma liderança estratégica na sua empresa. Confira!

Decisões mais efetivas

Um líder visionário é analítico e se utiliza da inteligência de dados para tomar as melhores decisões, independente do momento vivido pela empresa. Cruzando algumas variáveis, o líder estratégico pode entender como motivar seus liderados e saber como cada um reage sob pressão, por exemplo. 

Outra análise importante, em momentos de crise, é o cruzamento de desempenho, tempo de casa, compreendendo quem são os profissionais indispensáveis para os clientes, não podendo de forma alguma serem desligados.

labortime

Redução do turnover

Com dados sólidos sobre cada membro do time em mãos e designando tarefas de acordo com cada perfil comportamental, os liderados se sentirão valorizados tanto como profissionais quanto como pessoas.

Logo, sentindo-se motivados e engajados por estarem no lugar certo dentro da empresa, dificilmente eles faltarão ao trabalho, ficarão doentes ou deixarão a organização. Assim, a empresa também reduzirá gastos com demissões e novas contratações.

Automatização de processos burocráticos

Junto à visão estratégica e analítica do líder, a utilização de ferramentas tecnológicas permite a otimização de processos burocráticos, como controle de ponto, agendamento de férias, liberação de benefícios, entre outros procedimentos.

Assim, sobra mais tempo para o líder elaborar ações e estratégias focadas no que realmente importa: as pessoas.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Melhora o clima e o ambiente organizacional

Depois de tantos benefícios citados, fica fácil entender que uma liderança estratégica deixa o ambiente organizacional mais dinâmico, melhorando consequentemente o clima entre os colaboradores. 

Além disso, o líder estratégico deixa para trás aquela imagem de “chefe”, sendo uma pessoa que inspira seus liderados e dá abertura ao diálogo e compartilhamento de ideias, deixando o clima e o ambiente mais leve e saudável.

Como desenvolver e implementar uma liderança estratégica em sua empresa?

Além de mapear as principais competências de liderança na equipe e proporcionar um ambiente que garanta treinamento e desenvolvimento, fazendo com que novos líderes surjam dentro do time, a liderança estratégica começa onde existe um ambiente para gerar inteligência de dados. 

Engana-se quem pensa que a automação só é possível em grandes empresas. Hoje, existem bons softwares e ferramentas de gestão de pessoas que se adequam também à realidade dos pequenos e médios negócios. 

total-grupo-gif-180x180Nesse sentido, entregar a parte analítica e burocrática para a tecnologia, faz com que o líder se torne estratégico e ainda consiga ter mais tempo para cuidar da cultura, das relações entre as pessoas e, claro, das relações dos profissionais com a tecnologia como aliada na obtenção dos melhores resultados.

Então, se você busca uma liderança estratégica na sua empresa, analise os dados, procure automatizar processos burocráticos e agarre a oportunidade de ser um líder visionário para o seu time!

Fonte: Portal RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s