Como se tornar um consultor de empresas

Foto por energepic.com em Pexels.com

Veja o que faz um consultor de empresas e o que é necessário para atuar em uma das carreiras mais quentes da atualidade

A carreira de consultor de empresas está em alta. A cada ano, esse mercado cresce no mundo. Em 2019, a taxa de crescimento da indústria de consultoria foi de 4,1% e o mercado só foi freado em 2020 por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Entretanto, nem tudo foi ruim com a crise, pois o setor começou a reaquecer, e agora, as empresas enfrentam grandes desafios, onde vão precisar ainda mais de quem presta consultoria.

Mas o que faz um consultor de empresas e como se tornar um? Leia o nosso artigo e descubra!

O que faz um consultor de empresas?

 

Como o nome indica, o consultor de empresas presta consultoria. Ele ajuda micro, pequenos e grandes empreendedores a tomarem decisões quanto a análise, o diagnóstico, o planejamento e a estratégia que serão utilizados para alavancar qualquer tipo de negócio.

Também podemos dizer que o consultor é um facilitador, que ajuda empreendedores a qualificar seus resultados. Você pode atuar tanto de forma autônoma, quanto abrir a sua própria empresa de consultoria

Quais os tipos de consultoria que existem?

Você pode atuar em várias áreas como consultor de empresas. Veja:

Consultoria Empresarial

O consultor empresarial é o profissional que ajuda com os processos internos de uma empresa. Entre as suas principais atividades destacam-se:

 

  • Otimização dos processos internos;
  • Capacidade de gerenciar equipes;
  • Controle dos imprevistos gerenciais.

Consultoria de Recursos Humanos

Auxilia nos processos de seleção de pessoal, gestão e treinamento das novas equipes que vão atuar nas empresas. Pode ser contratado para implementar novos procedimentos, capacitar e motivar funcionários, melhorar a entrega de resultados das equipes e recuperar o clima organizacional.

 

Consultoria Financeira

O consultor de empresas que atua com a consultoria financeira ajuda pessoas e empresas a lidarem com o dinheiro. Ele auxilia no controle das finanças e encontra soluções para os micro, pequenos e grandes empreendimentos.

Quem oferece esse tipo de consultoria pode ser contratado quando qualquer empresa tiver problemas, como dívidas acumuladas. A consultoria financeira também é indicada quando o empresário não consegue acompanhar as oscilações do mercado ou definir quais investimentos precisa realizar.

Consultoria Contábil

O consultor contábil é aquele que ajuda as empresas a lidarem com a sua contabilidade. Empreendedores que não conseguem trabalhar com o fluxo de caixa e organizar a contabilidade, podem contratar um consultor de empresas contábil.

Consultoria Jurídica

Para ser um consultor jurídico, você precisa ter experiência em advocacia. Também é importante ser um especialista da área em que deseja atuar. O profissional ajuda empreendedores a protegerem o seu negócio, identifica se há cláusulas abusivas estabelecidas nos contratos e até otimiza o planejamento tributário.

Também é o consultor de empresas jurídico que poderá orientar o empreendedor quanto à contratação ou demissão de funcionários e, assim, evitar processos trabalhistas.

O que é necessário para atuar na área?

Não há um curso superior específico para consultor de empresas. No entanto, é necessário que você tenha experiência e conhecimento na área que deseja atuar, como administração, direito, recursos humanos ou contabilidade. Entretanto, também é recomendado que você faça uma capacitação, como o Curso Avançado de Consultoria. Ele será um grande instrumento para quem deseja atuar como consultor.

E então, agora que você aprendeu como se tornar um consultor de empresas, poderá dar os primeiros passos nesta área, não é mesmo? Seja um profissional que ajuda empreendedores a alavancar o seu negócio!

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s