Capacitação profissional: benefícios da educação corporativa

pexels-photo-3184328.jpeg

Foto por fauxels em Pexels.com

Faz parte da cultura da sua empresa investir em capacitação profissional? Saiba que, quando falamos em capacitar, estamos falando em investir no que existe de mais importante em uma organização: o capital humano.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Isso porque, para que o negócio se mantenha no mercado e alcance seus objetivos, investir na capacitação profissional dos colaboradores é um fator primordial para que eles saibam como se comportar diante das mais diversas situações na rotina da empresa.

Afinal, as pessoas são os principais agentes de mudança dentro do ambiente organizacional. Isso ocorre quando estão em sintonia com a cultura da empresa e com as principais tendências do mercado e de sua área de atuação. 

Saiba que você, atuante do RH, tem um papel fundamental na inserção da capacitação profissional e educação corporativa dos colaboradores. Então, quer saber mais sobre o assunto e seus benefícios, continue a leitura até o final!

A capacitação profissional na educação corporativa

Capacitar profissionalmente por si só, é quando a empresa investe no colaborador por meio de bolsas de estudos, cursos, treinamentos e outras formas de ensino para que o indivíduo se desenvolva e cresça como profissional.

GIF-200x150Já a capacitação profissional na educação corporativa é o alinhamento das ações e estratégias de desenvolvimento das hard e soft skills do colaborador. Isso para que ele atue na sua área e contribua ativamente para que os objetivos da empresa sejam alcançados. 

Assim, de forma personalizada, o setor de RH pode ser mais estratégico no momento de escolher quais cursos e treinamentos realmente agregarão na performance do profissional e nos melhores resultados do negócio.

A importância da capacitação profissional e os objetivos da educação corporativa

Diante das transformações no mercado de trabalho em decorrência do avanço tecnológico, as empresas sentiram uma maior necessidade de repensar a gestão de pessoas. Hoje, os colaboradores deixaram de ser somente mão de obra produtiva e se tornaram peças-chave no sucesso empresarial. 

Logo, a empresa que não capacita por meio da educação corporativa, pode enfrentar dificuldades competitivas por falta de profissionais preparados e alinhados com as tendências do mercado.

Nesse sentido, a qualificação profissional tem sido a principal vantagem competitiva do negócio diante de seus concorrentes. Isso porque, quanto maior o investimento em aprendizado, mais o time terá insights para criar ações e estratégias inovadoras, diferenciando-se dos concorrentes e trazendo maiores benefícios para o consumidor final.

kaballah mask

A diferença entre treinamento e educação corporativa

O principal objetivo da educação corporativa é preparar pessoas para que tanto o profissional alcance uma alta performance quanto a empresa chegue no patamar desejado no mercado.

Já os treinamentos tradicionais têm um formato mais passivo e focado no desenvolvimento profissional. Desse modo, nem sempre beneficiarão pessoas de todos os perfis, não impactando em nada nos objetivos estratégicos da empresa e nas tendências do mercado em que ele atua.

A capacitação profissional dentro de uma empresa

Como mencionamos, o setor de RH tem um papel fundamental quando o assunto é capacitação profissional atualmente. O primeiro passo é contar com o auxílio de um software de RH com coleta e análise de perfil comportamental. 

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Com os dados em mãos, o profissional de RH pode separar os colaboradores em grupos e direcionar cursos e treinamentos que realmente fortalecerão os pontos fracos, aprimorando ainda mais os pontos fortes de cada membro do time. 

Assim, gastos com capacitações que em nada agregarão ao desenvolvimento corporativo, deixarão de acontecer. Ainda, esse conhecimento profundo sobre cada colaborador evita a escolha de métodos de ensino que deixem os profissionais desmotivados e até mesmo o abandono de determinados cursos e treinamentos.

Os benefícios da educação corporativa

Além de treinar pessoas para que o negócio cresça e se mantenha atual no mercado, existem vários outros benefícios de investir em educação. Conheça agora os principais!

Desenvolve atitudes e comportamentos padronizados

Sabemos que a cultura de uma empresa é um conjunto de políticas, costumes, hábitos e valores que são o DNA da organização. 

Logo, por meio de um programa de educação corporativa, é possível apresentar essa cultura para novos colaboradores. Mais que isso, reforçá-la para que os membros que já fazem parte do time não a esqueçam e se mantenham alinhados, evitando atritos nas relações dentro do ambiente organizacional.

Desenvolve as hard e soft skills

Este é um dos benefícios mais importantes que a educação corporativa pode oferecer para a empresa e colaboradores.

Isso porque, toda essa capacitação estimula os colaboradores a adquirirem um profundo autoconhecimento sobre suas competências comportamentais ou soft skills. Ainda, auxilia no seu crescimento não só como profissional, mas no mercado de trabalho como um todo, além do trabalho em equipe. 

Motivação e engajamento

O novo profissional do mercado busca muito mais que boas remunerações. Ele está à procura de trabalhar em uma empresa que invista no seu crescimento.

total-grupo-gif-180x180Logo, investir na educação corporativa também faz com que a empresa se torne uma marca empregadora no mercado, atraindo os melhores talentos e retendo os que já fazem parte do time. 

Todo esse investimento faz com que os profissionais se sintam motivados e valorizados. Mais que isso, deixa-os mais preparados para a sua rotina dentro da empresa e para resolução dos desafios que tendem a surgir, tornando-os profissionais de alta performance.

As principais tendências da educação corporativa

Do mesmo modo que a tecnologia impacta as relações sociais e de trabalho das pessoas, a evolução tecnológica está presente na forma de transmitir desenvolvimento corporativo, mantendo a equipe atualizada. Conheça agora as principais tendências da educação corporativa!

Realidade Virtual

A realidade virtual, muito presente nos games domésticos, também pode simular situações reais do ambiente de trabalho. Logo, aplicando essa tecnologia na educação corporativa, os colaboradores aprendem na prática, de forma realista, como proceder diante de determinados desafios. 

Assim, quando a situação acontecer de verdade, ele estará mais preparado para agir e criar estratégias. Isso porque, de certa forma, o profissional já vivenciou aquele momento.

labortime

Microlearning

Microlearning, traduzido do inglês micro aprendizagem, é um método de ensino baseado em habilidades que fornecem informações em blocos pequenos e objetivos. Essa técnica permite uma aprendizagem rápida, por meio de dispositivos móveis, que facilitam o acesso em tablets e celulares, por exemplo.

Desse modo, o colaborador pode estudar no transporte público, em casa ou no horário de almoço, não comprometendo suas atividades no trabalho.

Gamificação

Ao contrário dos jogos comuns, a gamificação no ambiente de trabalho tem o intuito de educar o colaborador. Uma vez que proporciona o uso de games para estimular o conhecimento e o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída.

Ainda, a técnica permite a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, criação de normas e a aplicação de sistemas, acompanhados de recompensas aos colaboradores por alcançar determinados objetivos.

E-learning

e-learning é a base das tendências de educação corporativa que citamos anteriormente. Ele nada mais é que o método de ensino que se baseia no uso das mídias eletrônicas e da internet.

Além disso, ele reduz custos, substituindo os treinamentos presenciais que demandam muito mais tempo e esforços tanto por parte do profissional quanto da organização. Logo, esse método permite uma aprendizagem mais dinâmica, que pode ocorrer até mesmo por meio da realidade virtual ou gamificação, por exemplo. 

A capacitação profissional por meio da educação corporativa torna os processos de aprendizagem mais inteligentes e estratégicos. Isso porque, empresa e profissionais se beneficiam das tendências e se tornam mais preparados diante das constantes mudanças do mercado. 

Fonte: Rh Portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s