Maioria dos que estão em home office não deseja retorno presencial

pexels-photo-4491461.jpeg

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Estudo aponta que 70% dos brasileiros que estão em home office desejam se manter na modalidade

O home office se tornou a modalidade preferida entre brasileiros. É o que aponta um estudo divulgado pela Bare International, empresa referência em pesquisas com foco na experiência do cliente.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300A pesquisa entrevistou 592 pessoas, entre os dias 3 e 13 de setembro. Do total de entrevistados, 76% afirmou estar empregada no momento, sendo 38% em regime home office. Dos que estão trabalhando nessa modalidade, 70% respondeu que não desejam retornar ao trabalho presencial.

Entre os motivos apontados está o conforto do lar, a economia no tempo de deslocamento até o local de trabalho e a possibilidade de ter mais tempo disponível para outras atividades, como estudo e tempo com a família. Eles também afirmaram ter notado um aumento em sua eficiência no trabalho em home office.

Em contraponto, os 30% que atualmente trabalham em regime home office, mas responderam que gostariam de voltar ao trabalho presencial, apontaram como motivo: a vontade de rever e interagir com colegas de trabalho; resolver problemas de forma mais rápida; maior oportunidade de desenvolvimento profissional; melhorar sintomas de estresse, depressão e problemas de saúde gerados durante o isolamento; a necessidade de sair de casa; e a falta de espaço ideal para trabalhar em casa.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Pandemia acelerou as mudanças nas relações de trabalho

Novas modalidaes de trabalho já vinham sendo implementadas aos poucos antes da pandemia, mas a crise sanitária acelerou esse processo. E a necessidade de isolamento para conter o alastramento do vírus tornou a ideia do trabalho remoto mais fácil de ser aceita. Ademais, Tania Alves, gerente geral da Bare International no Brasil, destaca que a pandemia e o isolamento trouxeram à tona a necessidade de estreitar relações pessoais.

“Durante esse período, muita gente ficou mais sensível à necessidade de fortalecer relações pessoais e outros aspectos da vida fora do trabalho. Com isso, passou-se a considerar uma maior organização do tempo, o que é mais fácil com o modelo remoto”, explica Tania.

Tania também destaca os benefícios que o trabalho remoto traz para as empresas no que diz respeito aos custos.

“A pandemia trouxe problemas financeiros para muitas empresas, e o trabalho remoto gera economia com redução de área locada, menor gasto com energia nos escritórios até o fato de não precisar custear o transporte dos funcionários”, diz Tania.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)Muitas empresas ainda não têm projeto de retorno

O estudo também apontou que, entre os entrevistados, 71% afirmou que suas respectivas empresas ainda não têm uma previsão de retorno presencial.

Entre as empresas que já apresentaram um plano de retorno presencial, 51% informaram que o retorno ocorrerá de forma híbrida (presencial/home office); 31% irão retornar no segundo semestre de 2021; 8% não irão retornar ao modelo presencial; 6% pretendem retornar no primeiro semestre de 2022; e 4% só irão retornar após todos os funcionários estarem com a vacinação completa.

total-grupo-gif-180x180Consolidação do modelo híbrido exigirá adaptação

A tendência do modelo híbrido veio para ficar. É o que aponta Flávio Padovan, sócio da MRD Consulting. Porém, ele alerta que algumas mudanças serão necessárias para acomodar a nova realidade. Entre as principais, ele destaca a necessidade de remodelar os espaços dos escritórios, de forma a criar um ambiente mais acolhedor.

Além disso, ele aponta que o processo de comunicação terá de passar por uma adaptação. “A pandemia trouxe problemas financeiros para muitas empresas, e o trabalho remoto gera economia com redução de área locada, menor gasto com energia nos escritórios até o fato de não precisar custear o transporte dos funcionários”, conclui.

Fonte: Melhor RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s