Consiga aquela transferência de emprego que você tanto deseja!

pexels-photo-7083950.jpeg

Foto por Laura Tancredi em Pexels.com

Existem milhares de razões pelas quais você pode querer solicitar uma transferência de emprego. Por exemplo, crescer na empresa, mudar de cenário, seguir a sua parceira porque também se transferiu, ver o mundo… Quando começar a pensar nessa mudança vai querer fazê-la o mais rápido possível, então vamos lhe contar tudo o que você precisa saber para alcançá-la.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Como solicitar uma transferência no trabalho?

A priori, qualquer pessoa pode solicitar uma transferência voluntária. Ou seja, não há nada que o impeça de fazer isso, se for o que você deseja. A questão é que, dependendo do motivo, você pode obtê-la mais ou menos facilmente.

pedido de transferência de emprego deve ser feito por escrito e incluir o máximo de informações possível para justificar o referido pedido. Entre os dados que você deve incluir estão seu nome completo, a data da transferência, o local para o qual deseja ser transferido e o motivo justificado (extremamente justificado) para a transferência. No site Modelos de cartas você pode ver um modelo de carta de solicitação de transferência que pode lhe inspirar.

Claro, antes de solicitar uma transferência de emprego, você deve ter algumas coisas em mente:

  1. Não peça por pedir. É necessário conhecer muito bem a política da empresa em matéria de mobilidade geográfica e em termos de transferências, e argumentar perfeitamente o seu pedido. Os argumentos devem ser sólidos, devem fazer sentido e mostrar um benefício não só para você, mas também para a empresa. Se a transferência for para outro país, você deve conhecer as implicações legais, por exemplo, no caso de precisar de visto para trabalhar no destino.
  2. A mudança é difícil para você e também para a empresa. Se você é valioso no organograma, pode ter sorte ou eles podem querer mantê-lo onde está. Por outro lado, se você acabar mudando para outra filial, terá que iniciar novos relacionamentos com seus colegas, portanto, certifique-se de ter suas soft skills bem desenvolvidas.
  3. Assim como quando você quer pedir um aumentoescolher o melhor momento para falar com seu gerente é crucial. Você estará muito bem preparado se tiver seguido os dois pontos anteriores, por isso faça a sua melhor apresentação e consiga a transferência!

Razões para solicitar transferência de emprego

Os motivos pessoais podem ser muito diversos: desde a busca por uma promoção, a obtenção de novas ou maiores responsabilidades, a busca por novas oportunidades em equipes mais internacionais ou, como dissemos antes, que a sua parceira foi transferida e, portanto, deve ir com ela.

transferência voluntária do emprego pode ser uma grande oportunidade, mas você deve ter em mente que a empresa não precisa aceitar essa solicitação. Os motivos para a negativa também são vários, por exemplo, que não há vagas no destino que pretende, ou simplesmente porque a empresa não tem interesse na sua mudança (pelo seu desempenho, por exemplo).

kaballah mask

Veremos os motivos pelos quais você terá preferência ao solicitar uma transferência.

Transferência de cônjuge

Se você trabalha na mesma empresa da sua parceira e ela é transferida para outra cidade, você tem o direito de solicitar transferência para a mesma cidade ou para outra próxima, na mesma Comunidade Autônoma, desde que haja vaga para você . Ou seja, a transferência pode ser administrada sem problemas.

Caso isso não seja possível, o acordo coletivo prevê uma compensação financeira e você pode até solicitar uma adaptação do seu contrato para facilitar o trabalho e conciliação familiar.

labortime

Vítimas de violência de gênero ou terrorismo

No caso do pessoal vítima de violência de gênero ou de terrorismo, terá direito preferencial de transferência de trabalho. Isso porque são situações que colocam em risco sua saúde e integridade, portanto, você não precisa esperar por uma vaga. Caberá à empresa a proteção do trabalhador e a assistência social.

Por esse motivo, o novo cargo deve ser da mesma categoria, ou equivalente, ao que deixa para trás. Essa mudança de trabalho pode ser revertida antes dos primeiros seis meses. No caso particular das vítimas de terrorismo, o direito de transferência inclui o cônjuge (se estiverem juntos há mais de dois anos) e também os filhos.

total-grupo-gif-180x180Funcionários com deficiência

Para os casos de colaboradores com deficiência que necessitem de tratamentos específicos que não possam ser encontrados em sua localidade, a transferência para eles é um direito preferencial. Como no caso anterior, a posição no destino deve ser da mesma categoria ou equivalente. Esta transferência pode ser solicitada quando os seguintes tratamentos forem necessários (sempre sob prescrição médica):

  • De reabilitação.
  • Tratamentos psicológicos para estresse no trabalho, mobbing ou qualquer outro motivo justificado.

E também caso seja comprovado que o tratamento deve ser realizado em local específico.

Da mesma forma que no caso de colaboradores vítimas de violência de gênero ou terrorismo, a mudança de cargo é reversível nos primeiros 6 meses, podendo retornar à mesma posição que haviam deixado.

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s