Rotatividade de pessoal: Como evitar

Foto por Anna Shvets em Pexels.com

A sua empresa é conhecida pela alta rotatividade de pessoal? Entenda porquê e como evitar!

Geralmente isto acontece por muitos motivos, os principais são a comunicação falha desde o processo seletivo, falta de comunicação no dia-a-dia ou feedback, pressão psicológica e assédio moral.

Quando digo que a comunicação é falha desde o processo seletivo é porque muitas vezes se contrata pessoas apenas por indicação ou porque se precisa contratar com urgência e o gestor não tem muito tempo para o processo de seleção, ou seja, ele entrevista apenas uma vez cada candidato e não deixa claro ao candidato o que a empresa espera dele e o que o mesmo espera da empresa. O gestor deve conversar abertamente com o candidato sobre as funções que ele irá desempenhar dentro da empresa, os resultados que a empresa espera, o perfil profissional que procura, os benefícios que terá trabalhando na empresa e não deve deixar de ouvir também o que o candidato espera da empresa e deve perguntar se está de acordo com cada um destes pontos. Antes de contratá-lo é importante escrever tudo que foi acordado em duas vias e pedi-lo para que assine, assim você terá como cobrar atitudes do funcionário quando algo não sair como o combinado.

O feedbak diário também é muito importante para uma convivência saudável entre a equipe e a gestão da empresa. É importante ouvir as ideias e opiniões da equipe, depois organizar as informações e decidir como usá-las, quanto as questões comportamentais já dizia o velho ditado “Elogia-se em público e corrige-se em particular”, nunca ouvi algo tão verdadeiro, elogiar em público eleva a autoconfiança das pessoas fazendo com que elas queiram ser cada vez melhores no que fazem, faz com que queiram de destacar cada vez mais entre a equipe, elogiar o trabalho em equipe é ainda mais fundamental para que a equipe continue unida. Corrigir em particular é uma atitude indispensável para o gestor, todos precisamos ser corrigidos vez ou outra, as vezes agimos sem pensar ou fazemos coisas que nem percebemos, quando o outro enxerga e nos alerta é ótimo para pensarmos, analisarmos e mudarmos o que for necessário.

Importante lembrar que pressão psicológica e assédio moral é crime. Então se você tem gestores na sua empresa com comportamento abusivo em relação a equipe, se costuma cobrar tarefas com prazos muito apertados ou exige que sua equipe trabalhe além do horário por longos períodos para cumprir prazos de entrega de tarefas muito curtos, fique atento.

 

As pessoas em geral são movidas por coisas que elas acreditam, então é importante que os gestores tenham habilidades para engajar a equipe a fazer as tarefas porque querem, porque acreditam no propósito, troque ideias de como fazer melhor, qual o melhor caminho e como dividir as tarefas. Quando as pessoas fazem por pressão ou por medo do que poderá acontecer elas rendem menos, se atrapalham durante o processo porque estão nervosas e tensas, têm dificuldades de entregar o trabalho no prazo e como foi solicitado.

Todos esses fatores negativos quando não são solucionados abam gerando a rotatividade de pessoas nas empresas. Por que as atribuições e benefícios não ficaram claros na contratação e a pessoa acaba percebendo que está fazendo coisas além do que deveria fazer e acaba ficando insatisfeito com o trabalho e com os ganhos que têm na empresa, além disso se os gestores não criam um ambiente harmônico para que o funcionário se sinta parte da equipe e da empresa, em que sinta que têm voz e que suas ideias são ouvidas ele acaba ficando desmotivado e perdendo o engajamento em desempenhar suas funções.

Não deixe isso acontecer na sua empresa, isso se torna uma cultura e depois que isso acontece é difícil de mudar.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s