“Clima Organizacional” – por Sebastião Perossi

Foto por Christina Morillo em Pexels.com

Clima Organizacional

Vivemos períodos difíceis nos últimos meses e, neste momento de busca da retomada/estabilidade das operações das empresas, entendo que há necessidade de ouvir as equipes de trabalho que fará o diferencial nos negócios para o fortalecimento das pessoas frente aos novos desafios.

Como está o nível de satisfação das pessoas em relação a empresa? Como está o clima organizacional? Qual a percepção dos liderados em relação aos líderes? Como anda o ambiente no trabalho? Como é o apoio do Cliente interno? Como as pessoas avaliam o pacote de benefícios? Os profissionais sentem orgulho de trabalhar na empresa? A marca gera confiança? Como os funcionários avaliam as ações da empresa em relação a pandemia provocada pelo novo Corona Vírus? Estas entre outras questões podem ser diagnosticadas através da Pesquisa de Clima.

A Pesquisa de Clima é uma ferramenta eficaz para ajudar na leitura e interpretação de diferentes indicadores que medem a satisfação das pessoas dentro das organizações. A aplicação da pesquisa vai apontar os pontos fortes e oportunidades de melhoria no ambiente interno.

Para atingir este objetivo é importante um planejamento consistente no mapeamento dos itens/categorias a serem pesquisados (ex.: liderança, engajamento, reconhecimento), bem como na qualidade/clareza das perguntas que vão calibrar o entendimento de cada categoria pesquisada.

Recomenda-se criar um time de profissionais para estruturação do questionário e/ou a busca de um parceiro no mercado que tenha a expertise na aplicação desta ferramenta.

Um desafio dentro do processo é a sensibilização para que haja a participação do maior número possível de pessoas e não aplicar um questionário muito extenso, pois pode impactar na qualidade das respostas. Em geral as pesquisas são realizadas por plataformas tecnológicas que asseguram o sigilo e proteção do respondente, além de gerar os resultados quantitativos para análise e avaliação dos resultados.

Na análise dos resultados é possível realizar as comparações por área/departamento, bem como estruturar um ranking para visualizar os principais temas em destaque da pesquisa.

Divulgar os resultados, oferecer feedback e organizar o plano de ação são atitudes esperadas das empresas para fortalecer a Pesquisa de Clima como ferramenta estratégica de gestão, bem como promover melhorias na motivação, produtividade e resultados dos negócios. É necessário que haja disponibilidade de recursos para implementar mudanças a curto/médio prazo.

Visite: https://sapconsultoria.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s