Perguntas mais comuns e vocabulário para entrevista de emprego em inglês

Confira os termos mais usados e as dicas de como se sair bem na entrevista de emprego em inglês

Quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho com certeza já percebeu que o domínio do inglês se tornou há bastante tempo um quesito muito mais obrigatório do que desejável.

Um estudo realizado por Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge responsável por avaliações de proficiência da língua inglesa, e pela QS Intelligence Unit, que atua com coleta de dados do mercado empregador e de educação, apontou que 95% dos empregadores de países não nativos do idioma o consideram importante e o reconhecem como a língua dos negócios.

E justamente para testar o nível de domínio declarado no currículo os recrutadores recorrem cada vez mais a entrevistas parciais ou totalmente realizadas na língua. Nessa situação, até mesmo os candidatos mais preparados podem sentir-se inseguros e ansiosos em função do que aquela vaga representa para a sua carreira.

Pode parecer besteira, mas a melhor dica aqui é manter a calma! Só que para alcançá-la é necessário muito preparo e planejamento. Mais do que apenas dominar o idioma, pensar e elaborar o que será dito é importante para convencer o empregador do seu real potencial e valor. Veja a seguir algumas dicas valiosas para mandar bem na sua entrevista:

Estude as questões mais recorrentes

É claro que nenhum processo seletivo segue o mesmo roteiro, mas qualquer que seja sua área de atuação, algumas perguntas são bastante comuns na maioria das entrevistas. Levando isso em conta, é interessante estudá-las um pouco e pensar a respeito da resposta antes mesmo do entrevistador fazê-las. Como exemplo podemos citar:

  • Tell me about you/me conte sobre você
  • Why did you apply for this job?/Por que você se candidatou a esta vaga?
  • Why should we hire you?/Por que devemos lhe contratar?

Pesquise a respeito da empresa

Se o seu desejo é fazer parte de uma empresa, se informar a respeito de seu modelo de negócio, cases de sucesso, valores e missão é essencial para que haja êxito no processo seletivo e entrevista. A boa notícia é que esse tipo de informação é encontrada com facilidade no site da companhia e pesquisas rápidas na internet.

Estudar esses pontos, relacioná-los com o seu perfil e utilizar essa conexão para criar argumentos a favor da sua contratação é um bom raciocínio lógico de como empregar esses dados de maneira eficiente. Mais ainda é rascunhar por escrito mesmo pequenos trechos dessa reflexão em inglês para estimular que o cérebro encontre as relações e as palavras certas no momento oportuno da conversa.

Se informe sobre o vocabulário específico do seu cargo/área de atuação

Quando você conhece frases e palavras relacionadas ao seu universo profissional, mostra para o recrutador que não só fala inglês, como também é capaz de usar o idioma no desempenho da função que almeja ocupar com mais facilidade. Essa é uma boa prova de que você vai, de fato, agregar para a empresa e de que ele será assertivo em escolher você. Aqui estão alguns exemplos das palavras/expressões que você pode encontrar no mundo dos negócios:

  • Stakeholders: são as pessoas impactadas por um determinado negócio;
  • Target: palavra usada para se referir aos objetivos que desejam ser atingidos;
  • Turnover: rotatividade de mão de obra;
  • Gap: espaço que ainda precisa ser preenchido ou área a ser desenvolvida;
  • Brainstorm: conversa que tem o objetivo de trocar e debater novas ideias;
  • Budget: orçamento empresarial.

Seja objetivo e use palavras simples

Já ter se preparado para possíveis perguntas genéricas é meio caminho andado, agora é necessário que você se concentre apenas no que de fato foi perguntado, sem abordar assuntos paralelos ou desviar do foco da questão. Isso pode fazer com que você se mostre um pouco disperso, desorganizado ou até causar maior confusão com a língua durante o momento de tensão.

E lembre-se: menos é mais! Sempre opte por palavras mais simples e frases mais curtas. É melhor ter certeza de que está sendo compreendido do que tentar impressionar em um momento tão decisivo. Com essas dicas simples o sucesso da entrevista é mais próximo! Se lembre sempre de falar devagar, com frases bem estruturadas e manter a calma acima de tudo.

British Council e Santander  se unem para oferecer bolsas de estudo para cursos de inglês

O British Council e o Santander estão recebendo inscrições para o programa Santander-British Council Summer Experience. O programa oferecerá 90 bolsas para cursos de inglês no Reino Unido, com três semanas de duração, a estudantes universitários ou que tenham se formado menos de dois anos atrás. As inscrições vão até 30 de março.

 

Fonte: Você S/A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s