Quer se tornar uma pessoa de sucesso? Comece com estes 12 hábitos

O sucesso depende de boas atitudes e hábitos saudáveis. Confira nossas 12 dicas e chegue lá mais rápido!

O sucesso nunca teve um significado tão subjetivo. Antes, a sua definição estava diretamente relacionada à conquista de status e de bens materiais, como casas e automóveis. Mas hoje é mais difícil afirmar com exatidão o que é preciso para que alguém seja considerado uma pessoa de sucesso. Que ótima notícia, não é mesmo? O “ter” saiu de cena e deu espaço ao “ser”. Isso expande o significado do sucesso, possibilitando objetivos maiores e muito mais duradouros.

Não existe mais um roteiro predefinido sobre a melhor faculdade a seguir, a melhor cidade para se viver e tampouco a idade certa para iniciar qualquer projeto de vida. A liberdade de escolha de cada um é o que define e expande as possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Mas, apesar de muitas regras terem perdido espaço, bons hábitos sempre foram (e sempre serão) fundamentais para quem quer chegar lá. Esses hábitos podem ser sintetizados em duas palavras-chave, a serem lembradas por toda vida: esforço e dedicação. Ou mesmo em uma única frase: aquilo em que você investir tempo e atenção vai crescer!

Então, que tal adquirir hábitos que vão transformar você em uma pessoa de sucesso? Listamos 12 dicas capazes de ajudá-lo a começar a trilhar seu caminho de sucesso agora mesmo. Confira a seguir!

1. Fazer uma boa gestão de tempo

O dia tem 24 horas, mas, com tantos afazeres (e também distrações), às vezes parece que nada ou muito pouco foi feito. Para evitar esse tipo de sensação, um bom caminho é dividir o tempo do seu dia de acordo com as tarefas que pretende executar. Estabeleça metas realistas conforme o tempo de que precisa para concluir cada uma dessas tarefas. Lembre-se de dar destaque àquelas que têm prioridade.

Nessa divisão de tempo, defina momentos para cuidar de sua saúde, com descansos e exercícios físicos, além de lazer e momentos com sua família e amigos. Na dúvida, opte sempre pelo equilíbrio.

2. Seguir uma rotina

A palavra “rotina” muitas vezes traz uma carga negativa. Mas, nesse contexto em que buscamos aplicá-la, só tende a trazer benefícios. A criação de hábitos positivos é fruto de uma rotina bem-definida e aplicada. Combina com planos de longo prazo e, consequentemente, planejamento.

Sendo assim, procure seguir os passos necessários para alcançar seus objetivos, sejam eles pequenos ou ambiciosos, sem se perder pelo caminho. Quanto maior a conquista, maior o esforço necessário.

Por exemplo, se o seu ideal é aprimorar a língua inglesa em um ano, perceba quais pequenas mudanças em sua rotina diária precisam ser adotadas. Que tal uma hora de estudos todos os dias? Ou seis horas de aulas online por semana e meia hora de leitura diariamente?

Escolha um objetivo, trace uma estratégia para alcançá-lo. Para não perder a motivação, acompanhe a sua evolução aos poucos e reconheça sempre o seu esforço!

3. Aprimorar-se constantemente

Não são apenas os seus objetivos que precisam estar atualizados; você também! Por isso, esteja sempre de olho nos cursos, workshops, palestras e leituras relacionadas à sua área de atuação ou àquela em que gostaria de estar.

Se não dispuser de um valor em seu orçamento dedicado exclusivamente à sua educação e aprimoramento, planeje-se para tal. Mas, enquanto isso não for possível, lembre-se de que a internet é uma grande biblioteca de conteúdo, gratuito e disponível em tempo integral. Basta ter atitude e interesse, e logo você estará cada vez mais pronto para conquistar todo o sucesso que almeja.

4. Cuidar da saúde

Não custa lembrar que uma boa saúde é essencial para ter sucesso em qualquer atividade. Se seu corpo e sua mente não estiverem saudáveis, você dificilmente vai ter ânimo para investir em alguma coisa.

Sendo assim, procure manter uma alimentação saudável, uma rotina regular de sono, de hidratação e de exercícios físicos. Falando em atividades físicas, elas geram mais energia, melhoram o humor e a disposição para cumprir as tarefas diárias e para atingir as metas que o levarão ao sucesso profissional.

5. Manter pensamentos positivos

Existe medida certa para o entusiasmo? Não sabemos. Mas a verdade é que a maior parte das pessoas bem-sucedidas é entusiasmada, feliz e, principalmente, otimista. Esse perfil atrai mais oportunidades de emprego e, como consequência, está mais propenso ao sucesso.

Exercite o bom humor e a paciência diante dos imprevistos que surgem o tempo todo. Pense positivamente e aprenda que os erros podem ser uma ótima oportunidade para fazer tudo ainda melhor.

6. Preservar amizades

Carreira e vida pessoal bem-sucedidas dependem de boas relações humanas, construídas e preservadas ao longo do tempo. Sendo assim, sempre que tiver uma oportunidade, converse com as pessoas, descubra mais sobre elas e troque contatos. Assim você conseguirá, no mínimo, expandir sua rede de contatos — e quem sabe até ganhar novos amigos.

Treine também a sua empatia e procure maneiras de ajudar os outros sem exigir nada em troca. Compartilhe conhecimentos, ideias e dúvidas. A solução de um problema que vem tirando o seu sono pode estar em uma simples conversa com um ex-colega de escola ou vizinho. Comunique-se pessoal e virtualmente sempre que puder e percebe os benefícios!

7. Organizar-se

Já falamos alguns tópicos acima sobre a importância de “planejar para conquistar”. Mas a dica de agora vai além: estamos falando de organização em todas as esferas da sua vida; do seu quarto à sua mesa de trabalho. Da sua vida pessoal à financeira. A organização diminui a sua ansiedade e, por consequência, aumenta as suas chances de sucesso.

Não sabe por onde começar? As finanças são um bom primeiro passo. Procure ter total controle dos seus gastos e guardar um percentual de tudo aquilo que receber, por menor que seja. Para isso, lance mão de planilhas ou do tradicional caderno de bolso e caneta, anotando cada despesa — até o café na padaria!

E não pare por aí. Separe um momento (que tal um dia específico da semana?) para organizar os ambientes em que o foco e a produtividade precisam estar nas alturas. Mesa de estudos, de trabalho, quarto e assim por diante. Acostume-se com a organização e espante a bagunça para longe!

8. Ler diariamente

É certo que existem muitos filmes, séries e vídeos incríveis à disposição o tempo todo. Mesmo assim, o hábito da leitura jamais deve ser perdido. Ele exercita sua mente, aprimora sua ortografia, aumenta seu vocabulário, amplia seus horizontes e o mantém bem-informado.

Leia pelo menos 30 minutos por dia, para agregar novos conhecimentos e aprimorar suas capacidades profissionais. Escolha o material de sua preferência. Pode ser um jornal, revista, blog ou, claro, bons livros. Com essa simples atitude você vai conseguir se destacar em relação aos outros profissionais.

9. Persistir

Em qualquer trajetória que você escolher, vai encarar dificuldades — mas persista. Encontre formas de se manter motivado, mesmo quando as coisas não acontecerem da maneira como você gostaria.

Muitas vezes, é preciso ouvir alguns (ou vários) “nãos” até que o tão sonhado “sim” aconteça. Essa história é comum a grandes profissionais de inúmeras áreas, passando por escritores, artistas e cientistas. Mas eles acreditaram em seus potenciais e hoje têm o sucesso que sempre desejaram.

Quando faltar energia para continuar, pare, descanse e reflita. Volte ao ponto inicial, quando planejou suas metas, e revise seu plano. Perceba o que deu errado e como você pode fazer diferente. Se for necessário, mude e comece tudo de novo, quantas vezes precisar!

10. Não se subestimar

Questões emocionais têm muita influência no sucesso pessoal e profissional. Conseguir controlar os sentimentos nem sempre é fácil, mas é necessário. Procure separar a vida profissional da pessoal e tente não deixar os acontecimentos de uma influenciarem no bom andamento da outra.

Substitua pensamentos ruins por outros bons e foque sua energia em novos aprendizados e no aprimoramento das habilidades e conhecimentos que já tem. Seguindo essa dica à risca, o resultado só pode ser positivo!

11. Falar menos e escutar mais

Todas as pessoas têm algo a ensinar. Tanto aquelas que o inspiram, por já estarem no lugar aonde deseja chegar, quanto aquelas que você nem imagina que têm muito a compartilhar. Para ter sucesso, você precisa estar mais disposto a ouvi-las do que preocupado com o que tem a dizer.

Quem escuta mais do que fala torna-se mais perceptivo, empático e apto a ajudar os outros. Além disso, percebe melhor seu ambiente e se torna mais atento às boas oportunidades.

12. Atualizar seus objetivos

O sucesso não é estático. Ele depende de manutenção diária. Comemore sempre as vitórias e os planos que deram certo, mas sem perder de vista os novos rumos. Isso evita a tão comum zona de conforto e faz com que você se sinta desafiado e motivado todos os dias. Por isso, toda vez que alcançar um objetivo, estabeleça outro um pouco mais difícil e, em seguida, seus próximos passos.

Para tornar suas metas mais palpáveis, faça listas e desenhos, reveja sempre o que definiu. Assim, estará cada dia mais próximo de onde deseja chegar.

Como você pode perceber, os hábitos para se tornar uma pessoa de sucesso são construídos diariamente. Alguns são mais fáceis, enquanto outros podem ser difíceis de adquirir. Mas acredite, não é impossível. Existem milhares de casos de pessoas bem-sucedidas para comprovar. Basta persistir e enxergar nas dificuldades obstáculos a serem superados!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s