Programa de Boas Práticas é aposta de empresa para engajar seus colaboradores

A Ocyan, empresa provedora de soluções para a indústria de óleo e gás, está comprometida com o bem-estar de seus integrantes. Como parte de sua Política de Gestão de Pessoas, tem adotado diversas ações de ‘Boas Práticas’. Em alguns casos elas são extensivas também aos familiares. Entre as novidades estão o Programa Ocyan Baby, a folga na data do aniversário (Day-off), aulas de relaxamento durante o expediente, além do horário flexível do trabalho.

“Procuramos adotar boas práticas que tornem o ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor para o integrante. O retorno tem sido muito positivo e já supera as expectativas. Estamos no primeiro ano do programa, mas devido à boa receptividade, já pensamos em expandi-lo no ano que vem, incluindo outras ações de boas práticas”, pontua Emile Machado, líder da área de Pessoas da Ocyan.

 OCYAN BABY

A empresa lançou esse mês o Ocyan Baby, iniciativa que visa oferecer apoio complementar ao pré-natal e pós-parto por meio de uma equipe especializada disponibilizada pelos planos de saúde para todas as integrantes gestantes e esposas de integrantes. O programa inclui tanto o público onshore, que trabalha em terra, quanto o offshore, que fica baseado em um dos navios ou plataformas da empresa em alto mar, longe da costa.

“Um dos grandes desafios é implementar ações que também beneficiem nossos integrantes offshore, que representam 64% do nosso efetivo. Pensamos no Ocyan Baby com este objetivo. Apoiá-los nessa fase tão importante de suas vidas faz toda a diferença, e, nesse caso, garante inclusive um acompanhamento extra às gestantes e uma tranquilidade maior aos cônjuges que trabalham em nossas embarcações”, explica Emile.

Ao fazer o cadastro no Ocyan Baby, a futura mamãe passa a receber acompanhamento especial, além de contatos regulares com a equipe do plano de saúde e visitas presenciais, se necessário. No pós-parto, é disponibilizado apoio no primeiro mês de vida do bebê e todas as orientações sobre amamentação, banho e primeiros cuidados. As futuras mães e pais também recebem um kit maternidade. No retorno ao trabalho, as integrantes, tanto do edifício sede da empresa, quanto da base em Macaé, também têm acesso a um espaço para lactantes, onde poderão retirar o excedente de leite e armazená-lo para levar para casa no final do expediente. Outra facilidade disponível às integrantes gestantes é a vaga exclusiva nos estacionamentos das unidades da empresa, incluindo a sede corporativa.

FLEXIBILIDADE E RELACIONAMENTO

A possibilidade de horário flexível para os integrantes onshore já teve adesão de 70% do efetivo. Agora, cada um pode escolher o horário para início e final do expediente, entre 7h e 9h30, desde que a mudança respeite a totalidade da carga horária semanal de 8h45min e não interfira em suas atividades dentro da empresa.

Mais uma novidade é o Day-off, a folga no dia do aniversário, mais uma iniciativa que busca aumentar a qualidade de vida dos integrantes. Contamos também com o Espaço Saúde no edifício sedelocal disponível para aulas de shiatsu e pilates durante o horário de trabalho. A ação tem o apoio da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

A Ocyan conta também com o feriado ponte, que permite a folga na segunda ou na sexta-feira sempre que o feriado ocorrer na terça ou na quinta. A compensação pelas horas não trabalhadas é feita ao longo do ano.

Outra ação de sucesso é o Café com o Líder, que já vem sendo realizado há seis anos e acontece uma vez a cada dois meses, com o presidente ou com o líder de uma das áreas de negócios da companhia. O encontro cria um espaço de diálogo franco, onde os integrantes têm a oportunidade de trazer contribuições para a empresa, receber atualizações sobre os negócios e trocar experiências de vida e carreira com os líderes.

Fonte: Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s