Conheça os Testes de Seleção de Pessoal mais utilizados

Na hora de se apresentar para uma vaga de emprego, o currículo não é tudo, o recrutador precisa fazer um filtro dos candidatos antes de passar para a seguinte fase: a entrevista

Os recruiters já possuem ferramentas específicas para não perder de vista o melhor candidato.
Existem diferentes testes com diferentes objetivos, tanto psicológicos, como de raciocínio e inclusive que conseguem identificar como você administra o seu tempo.

Atenção concentrada, Talent Up ou Zullinger: aproveite os testes para preparar sua seleção e aumentar as chances de garantir seu emprego.
Os profissionais de RH procuram funcionários que se alinhem aos valores e à cultura de sua empresa. Por este motivo, na hora de se apresentar para uma vaga de emprego, o currículo não é tudo, o recrutador precisa fazer um filtro dos candidatos antes de passar para a seguinte fase: a entrevista.

Os testes de seleção de pessoal costumam ser úteis para os profissionais de RH porque permitem avaliar características como a capacidade analítica, os conhecimentos técnicos, o perfil comportamental e as habilidades sociais, entre outros. Este conjunto ajuda a descobrir se o candidato terá a capacidade de responder às demandas do cargo disputado.

Cada vez mais enfocados a um objetivo específico, os testes proporcionam a segurança de que os recrutadores dificilmente falharão em eleger o melhor perfil para a vaga ou treinamento. Algumas tipologias de testes são mais utilizadas do que outras. Vejamos as mais comuns:

Bateria de Provas de Raciocínio: Muito utilizada nas consultorias de estratégias e na seleção de estagiários, esta prova tem como objetivo medir a capacidade do candidato para solução de problemas, interpretação de texto e tomada de decisões em um curto espaço de tempo.

Talent Up: Usado principalmente na seleção de estagiários, consegue incentivar talentos através da resolução de problemas, seja na forma de dinâmicas individuais ou em grupo.

Teste Quati: Avalia o comportamento do candidato diante de determinadas situações e tem como objetivo posicionar o indivíduo onde ele melhor possa desempenhar as suas habilidades profissionais.

Atenção concentrada: É um teste de concentração. Mede a capacidade de atenção do candidato sobre determinadas ações. Este teste pode traçar o nível de eficiência do profissional.

Raciocínio Lógico: Este é um processo de seleção muito utilizado para recrutamento de estagiários. Trata-se de usar a matemática como ferramenta para medir a agilidade mental e a clareza.

Inventário de Administração do Tempo: Procura saber se o candidato sabe gerenciar o seu tempo. Este teste revela a capacidade de organização do profissional.

T.E.R.P. (Teste de Eficiência em Resolução de Problemas): Também enfocado a encontrar talentos, este teste é similar ao Talent Up, com um diferencial: é aplicado on-line.

Zullinger: Faz uma avaliação psicológica do candidato, proporcionando informação dos aspectos da personalidade, como por exemplo os objetivos de vida.

Essas ferramentas de recrutamento podem ser úteis também na preparação do candidato. Não são infalíveis, mas ajudam na hora de escolher o cargo e o tipo de empresa que sejam mais adequados para o melhor desempenho das habilidades profissionais, e podem ser completadas com testes de nível cultural ou de aptidões.

 

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s