Universidade Corporativa da PepsiCo visa intensificar oportunidades estratégicas

Educação corporativa pode ser sinônimo de muitas conquistas para uma empresa. Atração e retenção de talentos, profissionais altamente capacitados para realizar suas funções e até mesmo vantagem competitiva por meio do aprendizado contínuo no mercado são alguns dos destaques para a PepsiCo.

Segundo a OMD Head da empresa, Karen Ramirez, o investimento em educação corporativa da Universidade PepsiCo é uma questão encarada com muito entusiasmo. “Atrair talentos está cada vez mais desafiador num mercado volátil e competitivo. A PepsiCo tem investido constantemente em qualidade na entrega de conteúdos e aperfeiçoamento intelectual, criando uma proposta robusta de valor ao empregado”, destaca.

Karen explica que todos os programas desenvolvidos pela universidade corporativa organizacional estão diretamente ligados ao plano estratégico de negócios da empresa. Os programas e ações são desenvolvidos internamente por um time de especialistas que entendem e alinham as demandas das áreas de forma profunda e assertiva. Esse modelo de desenvolvimento possibilita que a empresa tenha mais controle sobre processos de aprendizado e desenvolvimento dos colaboradores, além de propor, no plano de conteúdo anual e/ou bianual, temas ligados a metas e resultados estratégicos da empresa.

Com a aprovação do plano de desenvolvimento, a aprendizagem ocorre de diversas formas: na internet, em redes sociais, livros, artigos, cursos online e presenciais, on the job, coaching e mentoring. Assim, a OMD Head destaca que os profissionais passam por um acompanhamento mensal em que diversos assessments são realizados para analisar KPIs (Key Performance Indicator) que indicam a evolução de determinadas competências em áreas específicas.

Nosso objetivo central é desenvolver os planos de capacitação da Universidade PepsiCo como meio de potencializar oportunidades, criar relacionamentos mais profundos entre os colaboradores e impulsionar a companhia para o futuro. Aqui na PepsiCo, o funcionário é dono de sua própria carreira e, sabendo disso, incentivamos os nossos funcionários a obter o seu desenvolvimento”, acrescenta Karen.

A executiva explica que, atualmente, um dos maiores destaques da empresa no Brasil é o programa de integração “Ser Mais”, que disponibiliza cinco dias de conteúdo a cada 15 dias para todos os funcionários do país, independentemente de localidade, cargo ou função. Todos os funcionários recebem a mesma informação, ao mesmo tempo, na localidade onde está sendo contratado. Os funcionários visitam uma das plantas da companhia, além de acompanhar um vendedor numa rota de vendas, conhecendo o objetivo estratégico da empresa logo na primeira semana de trabalho. Ele também será expandido e traduzido para a PepsiCo na América Latina.

Karen finaliza explicando que o investimento na capacitação dos funcionários é uma ação de alto valor agregado, já que visa aumentar o nível de comprometimento e envolvimento do profissional. “Contamos com a expertise dos especialistas e a tecnologia para nos auxiliarem nessa tarefa. O feedback dos funcionários é sempre positivo, pois com essas participações eles sustentam uma vantagem competitiva por meio do aprendizado contínuo que lhes é oferecido”.

Fonte: Profissional & Negócios 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s