Pizza Hut aposta em funcionários com mais de 60

Investir na saúde dos funcionários é uma das maiores preocupações de todas as empresas que querem se desenvolver (e manter baixos níveis de turnover).

Foi pensando em novas formas de atrair a atenção dos colaboradores para a importância de manter a saúde em dia que a Pizza Hut São Paulo lançou o programa de saúde para funcionários “Atividade Multiplicadora”.

A ação faz parte do já conhecido “Projeto Atividade”, criado em 2003, e dá a oportunidade de auxiliar na recolocação profissional de pessoas com mais de 60 anos. A gerente de RH e Treinamento da Pizza Hut São Paulo, Daniella Oliveira, explica que o programa surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo IBGE que mostraram os números de profissionais idosos e ativos na sociedade e suas necessidades. “Hoje 10% do quadro de funcionários da Pizza Hut SP é composto por participantes do programa. Além de uma nova oportunidade profissional, o projeto oferece diversos benefícios, como plano de saúde e odontológico, cesta básica, remuneração acima da média de mercado e alimentação no local. Os selecionados do projeto atuam em todas as funções dos restaurantes e têm plano de carreira. Além disso, recebem treinamento específico”, explica Daniella.

Nesse sentido, esses profissionais com mais de 60 anos, que já fazem parte do “Projeto Atividade” auxiliam no desenvolvimento da “Atividade Multiplicadora”.

Na prática, esses colaboradores serão convidados a participar de palestras e cursos sobre os mais diversos temas voltados para a saúde e serão responsáveis depois por retransmitir a informação adquirida aos demais colaboradores do restaurante em que trabalham.

Uma pessoa de cada unidade da Pizza Hut SP será indicada pelo respectivo gerente para participar de encontros mensais, e as únicas exigências são fazer parte do “Programa Atividade” e ter mais de quatro meses de casa.

A gerente explica que a preferência por profissionais maduros para a primeira etapa do processo acontece justamente porque são pessoas com mais vivência e maturidade. “A responsabilidade é disseminar o conhecimento para os demais colegas. Portanto, além de conscientizar sobre a saúde, queremos valorizar a população que hoje precisa trabalhar e pode transferir tamanho conhecimento para os mais novos”, destaca.

A “Atividade Multiplicadora” destaca a importância de disseminar informações e conhecimentos sobre qualidade de vida e saúde. A ideia é realmente seguir o lema de que, com os mais velhos adquirindo o conhecimento e repassando para os mais novos, o programa funcionará melhor. O profissional responsável por transmitir as informações é escolhido pelo gerente de cada unidade participante desse novo programa de saúde. Performance de influência e envolvimento com a equipe são os principais aspectos analisados no processo de seleção.

Já que são pessoas influentes dentro do restaurante e passam conhecimento para os mais novos, queremos que os participantes do projeto contribuam com informações ligadas à saúde. O conteúdo do programa em si é composto por palestras que daremos mensalmente para os participantes. Isso contribuirá como informação ligada a qualidade de saúde e vida para eles e os mais novos”, afirma Daniella.

As horas de palestras a que cada colaborador assistirá serão devidamente remuneradas. Ao todo, 1.110 funcionários de cada uma das lojas paulistas da Pizza Hut serão contemplados com a novidade. Em 2014, 10% do quadro de funcionários das lojas passaram a fazer parte da “Atividade Multiplicadora”, e a expectativa é que, ao final de 2015, esse número aumente para 25%.

Segundo Daniella, os esforços para investir em um programa de saúde surgem com o objetivo de diminuir a sinistralidade, turnover, absenteísmo, além de melhorar o próprio clima organizacional de cada restaurante. “Estamos atentos e controlando como as informações serão repassadas para os colaboradores de cada unidade. Além, é claro, de medirmos os resultados de todos os aspectos ligados à saúde”, explica.
A gerente de RH e Treinamento destaca que o investimento em um programa de saúde para o funcionário reflete a crença da empresa de que, garantindo uma melhor saúde da equipe, a empresa inteira se beneficia.

A ação de destaque da Pizza Hut SP é um investimento comandado pelo empresário Jorge Aguirre, responsável pelas 36 unidades da empresa na Grande São Paulo. Ao todo, são 14 franqueados responsáveis pelas 93 unidades da rede no Brasil. No entanto, Daniella destaca que não há previsão para que lojas de outros estados também invistam em programas de saúde.

O bacana é que, além de ganhar conhecimento e a responsabilidade de ajudar ao próximo, o funcionário fará parte da mudança na qualidade de vida dos colegas. Os participantes do ‘Programa Atividade’ foram escolhidos por já terem uma maior sinergia com os outros colaboradores e pela oportunidade de retransmitir experiências que vão além daquilo que foi passado em palestra”, conta Daniella.

Fonte: Profissional & Negócios 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s