Ser um profissional Especialista ou Generalista? O que vale mais no mercado?

generalistaxespecialistaDiversos profissionais e alunos costumam me perguntar em qual sentido devem direcionar suas carreiras e formação, se fortalecem uma especialidade ou expandem em diversas áreas de um mesmo segmento, o mercado de trabalho realmente tem sido volátil na hora essa exigência.

O que vale mais hoje no mercado? Um generalista que sabe um pouco de tudo ou um especialista que sabe tudo de um pouco? Sem querer ficar em cima do muro a resposta é, na minha opinião: DEPENDE.

Basicamente vai depender da função que o profissional ocupa ou pretende ocupar na organização. Depende de seu objetivo de carreira.

Se é um gestor e precisa ter uma ideia geral de como se administra um grupo de pessoas, diria que o melhor é ser um generalista, porque o profissional deve ter noção de vários assuntos que dizem respeito à essa função, como planejamento, controle, decisão, comunicação, administração de conflitos e vários outros.

Impossível ser um especialista em tantas coisas. Se tiver necessidade de aprofundamento em algum deles o gestor saberá o que e onde procurar, pois tem noções boas dos assuntos. Mas se o profissional for um técnico em determinada área, aí é bom que seja um especialista, porque nesse caso ele precisa saber detalhadamente como as coisas funcionam nessa área, já que como técnico especializado em um assunto ele será sempre consultado para dar orientações do como fazer.

Por isso, ao escolher um curso que complemente sua graduação o profissional deve escolher aquele que seja mais compatível na função que ocupa. Se pretende ser um especialista a escolha deve ser em um curso de pós-graduação, pois ele irá aprofundar os conhecimentos numa determinada área e se tornar realmente um profundo conhecedor de determinado assunto. Se já é ou pretende ser um gestor, o melhor é escolher um curso de MBA, quando ele terá oportunidade de ter contato com diversos assuntos que o ajudarão a exercer a função de administrador, se tornando assim um generalista.

Evidentemente que numa organização existe oportunidade para ambos os tipos. Portanto, defina seu alvo, seu interesse, procure o curso certo e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s