53% dos RH’s checam as informações dos candidatos

referencia telefonePenso ser fundamental a checagem de referências e informações dos empregos anteriores dos candidatos, digo isso pois já vi de tudo nesses 20 anos de atuação em RH, infelizmente, existem pessoas que fazem de tudo para obter o emprego desejado inclusive “inflar” competências que não possuem, experiências que não viveram e ocultar problemas vividos em outras organizações.

Mentir na hora de preencher uma ficha de inscrição para uma vaga de trabalho ou mesmo no currículo é um problema cada vez maior. E os departamentos de Recursos Humanos das empresas brasileiras estão cada vez mais atentos. É o que mostra a pesquisa realizada nesta semana pela Emprego Ligado, plataforma de empregabilidade de vagas operacionais via geolocalização, com mais de 60 profissionais de RH do País.
Segundo o levantamento, 53% dos profissionais de RH ouvidos responderam que tentam identificar se o profissional está falando a verdade durante a entrevista. Já 43% deste universo afirmaram solicitar carta de recomendação ou referências do último trabalho. E 4% dos profissionais da área de recrutamento informaram que é requisito da empresa contratante experiência comprovada em Carteira de Trabalho.
O estudo também identificou que dados de cadastro básico como nome, experiência e telefone muitas vezes são preenchidos de forma errada ou incompleta. Nome é importante ou essencial para 98,9% dos recrutadores, sendo que telefone é importante ou essencial para 82,3% dos profissionais entrevistados. Já a informação sobre empregos anteriores é importante ou essencial para 79,5%. E o tempo de experiência em empregos anteriores é importante ou essencial para 76,5%.
“Temos observado uma preocupação cada vez maior dos departamentos de Recursos Humanos em relação às informações fornecidas pelos candidatos. E algumas delas são preenchidas de forma incorreta. Isso prejudica o contato do recrutador com o candidato”, ressaltou Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado.

 

Fonte: Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s