Os profissionais estão menos sociáveis?

anti socialAo que tudo parece, conversar sobre o capítulo da telenovela, discutir sobre futebol, trocar opiniões sobre as últimas tendências de moda, é uma realidade que tem ficado perdida na história.

Com a nova onda de smartphones e aplicativos que fazem de um tudo deixam a impressão de que as relações sociais não são assim tão essenciais como sempre pareceram. Será mesmo?

Desde antes de nascer somos seres dependentes de outro, primeiro é a mãe, o pai, os colegas, amigos, vizinhos, pode até parecer que não, mas sempre precisamos de uma ajuda. Quando exploramos a visão profissional, ser bem relacionado não perde a importância, pelo contrário, o trabalho em equipe é valorizado cada vez mais e pessoas com problemas de sociabilidade podem se prejudicar.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), trabalhadores preferem receber ordens de robôs. Sim óbvio que a automatização de algumas áreas é inevitável e foi muito importante para evolução econômica de todas as nações, mas será que máquinas e robôs poderão substituir pessoas em todas as funções? Não, não podem.

O relacionamento interpessoal no trabalho é benéfico!

Há certas atividades em que o engajamento e o poder de trabalho em equipe jamais serão superados, a inteligência artificial é importante, mas há fatores sociais que ainda são essenciais para o crescimento pessoal e profissional tanto para um colaborador quanto para uma organização.

Uma pesquisa realizada em agosto deste ano pela Globoforce em parceria com a MarketTools mostrou por meio de seus resultados que as relações no ambiente de trabalho não devem ser subestimadas, uma vez que pessoas bem relacionadas além de apresentarem maior desempenho, possuem maior qualidade de vida  e são mais leais aos seus empregadores.

Confira alguns números importantes da pesquisa que salienta a importância da sociabilidade das pessoas no ambiente de trabalho:

• 95% dos entrevistados já fizeram amizade no emprego.

• 61% contam com os colegas de trabalho para passar por uma fase difícil.

• 93% acreditam que a opinião de colegas de trabalho é importante.

• 89% dizem que os relacionamentos no trabalho afetam sua qualidade de vida.

Como o profissional deve se portar para que seja considerado um profissional sociável?

É inegável que a quantidade de informações que um profissional precisa lidar em seu dia a dia, pode o deixar menos sociável, mas é preciso balancear. É importante perceber que o trabalho em equipe é primordial, e que fazer parte de uma equipe significa trabalhar e buscar resultados em conjunto.

Além disso, o profissional deve saber que sua presença e capacidade de lidar com seus companheiros de trabalho são competências esperadas, afinal quando uma pessoa faz parte de uma equipe seu potencial é visto como fator primordial para que os objetivos sejam alcançados.

O que uma organização pode fazer para incentivar a sociabilidade?

Além dos resultados já mostrados, a pesquisa da Globoforce e da MarketTools mostrou que os profissionais que apresentam maior grau de sociabilidade são os que estão mais satisfeitos, são mais produtivos, e os que mais compactuam com os objetivos de suas empresas, por isso, é fundamental que as organizações  enfatizem o engajamento social por meio de suas ações.

Incentivar o trabalho em equipe e mostrar a importância das competências de cada colaborador envolvido é uma boa opção, realizar atividades que abarque outras equipes também é importante para envolver todas as áreas. Além disso, promover eventos internos também é uma excelente estratégia para engajar estes profissionais.

Fonte:  Portal Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s