Coluna Perfil : MARCOS KRAIDE um bate papo com esse profissional que é referência em Gestão de Pessoas

Há cerca de um ano fui assistir a Palestra “Superando Limites”  estava em um momento profissional em que precisava buscar mais conhecimento, ir além dos meus contatos e bases locais, foi quando decidi ir até a cidade de Extrema em MG para ver o que Marcos Kraide tinha a dizer. Valeu muito a pena,  ele ministrou uma palestra empolgante, falando muito ao emocional dos presentes. Passei a estreitar contatos e logo estava filiado ao Clube de RH de Extrema e Região com apoio também de Adriano Carvalho outro grande profissional.

Chama atenção em Kraide a sua simpatia e humildade, trata-se de pessoa cativante e extremamente competente, vamos conhecer o currículo desse mestre na área de GP:

Palestrante, Psicólogo Organizacional formado pela PUC de São Paulo, com Especialização em Recursos Humanos pela FGV;

É Diretor de Recursos Humanos e Meio Ambiente da Fagor Ederlan Brasileira multinacional de origem basca, fabricante de auto peças.

Foi Diretor de Recursos Humanos e Comunicação para a América do Sul da Rexam, multinacional de origem inglesa fabricante de embalagens metálicas, quando conquistou em 2003 o Título de Melhor Empresa para se Trabalhar (Revista Exame).

É Diretor de Relações Trabalhistas do Sindicato das Indústrias do Estado de Minas Gerais;

É Diretor da MKCA, Consultoria em Gestão de Pessoas;

Sua experiência inclui 10 anos na Área de Recursos Humanos da General Motors do Brasil e muitas visitas técnicas aos Estados Unidos e Europa.

Atuou junto a Leila Navarro, César Souza, Gustavo Cerbasi, Luiz Tejon como um dos Palestrantes do Fórum Nacional de Liderança.

Ministrou Palestras e Treinamentos em mais de 10 estados Brasileiros, sendo assistido nos últimos 10 anos por mais de 350 mil pessoas.

Vamos ao nosso bate-papo:

1-      Marcos, como é o trabalho de um diretor de RH e Meio Ambiente  em uma empresa como a Fagor Ederlan?  Quais os principais desafios?

A “Fagor Ederlan” é uma fabricante de Autopeças fundidas e usinadas e está no Brasil há cerca de 11 anos, quando adquiriu a “Fundição Brasileira”, empresa nacional de grande tradição e com marcante presença no mercado automotivo. Esse mercado é caracterizado por um grande dinamismo e os fornecedores das montadoras de veículos devem primar pela Qualidade, Pontualidade e Flexibilidade. O maior desafio das Equipes de RH e Meio Ambiente é o de ampliar progressivamente o nível de consciência de cada um dos nossos 520 Colaboradores, para assumirem suas responsabilidades, em cada posto de trabalho, como co-autores do sucesso organizacional.

2-      Como é a visão de um RH ideal? Que cultura realmente alavanca a motivação e as habilidades dos funcionários?

Mais do que voltar-se para as próprias atividades que caracterizam a Área de Gestão de Pessoas, eu acredito que os profissionais de RH deverão entender profundamente as metas da Organização, o propósito do Negócio como um todo, para então definir como poderá contribuir ativamente para que essas metas sejam atingidas. Aí então é que se deve conduzir as melhores práticas para identificar e selecionar talentos, para desenvolvê-los técnica e pessoalmente, para definir políticas de salário e benefícios, entre tantas outras atribuições da Área. A motivação e a busca pela capacitação profissional deverá partir do entendimento de cada Colaborador sobre a importância do seu papel na Organização onde trabalha.

3-      Com uma carreira consolidada e com tantas conquistas, ainda tem algo que não realizou?

Nossa, quanto mais caminhamos em nossa carreira, mais verificamos o quanto ainda nos resta por fazer. Ampliando a nossa capacidade de visão é que enxergamos o quanto ainda será preciso entender sobre a natureza humana, para então ajudar as pessoas em sua realização através da atividade laboral. O empregador tem imensas expectativas sobre os seus empregados, é exigente e nem sempre espera que se atinja o desenvolvimento pessoal e profissional antes de exigir o máximo possível. Entretanto, sob o ponto de vista empresarial, nada mais justo do que buscar o retorno sobre os investimento realizados. É assim que devemos prosseguir, entre máquinas e pessoas, procurando incansávelmente a satisfação das necessidades do capital e do trabalho, certos de que a Gestão de Pessoas tem uma nobre e inigualável missão a realizar.

4-      Pode nos brindar com uma “Kraidica”? E deixe um recado para os amigos do blog

Eu quero agradecer pelo privilégio de participar deste “Blog” e cumprimentá-lo por mais esta importante realização, entre tantas em sua carreira.

Gostaria de compartilhar algumas palavras de Charlie Chaplin, que me acompanham há muitos anos, iluminando os meus passos em RH:

“Pensamos em demasia e sentimos pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência.                                                             

Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá …”

Veja mais sobre o Kraide aqui:

Saiba mais sobre o profissional aqui: www.marcoskraide.com.br

O Opinião RH agradece a participação desse profissional de alta estirpe Marcos Kraide!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Coluna Perfil : MARCOS KRAIDE um bate papo com esse profissional que é referência em Gestão de Pessoas

  1. O Kraide, é sem duvida um dos maiores profissionais que já tive a oportunidade de encontrar neste “mundo corporativo”.

    Porem o que de fato difere um bom profissional do excelente no meu ver é a capacidade indispensável de conseguir ir além, e ter o dom de transferir amigos do tal chamado ” mundo corporativo”, para a concreta e singular VIDA REAL.

    Quando o ser humano consegue sem esforço cativar amigos verdadeiros, através de honestidade, simplicidade, sensibilidade e empatia e os leva consigo em sua vida, independente de um status, um cargo, ou sua eximia inteligencia, criando laços de carinho e afeição que vão além dos muros empresariais, isso é talento.

    André Mancuso, meus parabéns, por nos privilegiar com mais este grande talento.
    Marcos Kraide a nossa gratidão e infinita admiração.

    Forte abraço

    Regiane Pinheiro
    Coord. Comercial
    GRUPO A EXECUTIVA

  2. Sábias palavras Regiane Pinheiro! Você foi muto feliz em seu comentário e descreveu muito bem as atribuições desse profissional que é um dos grandes mestres na arte de administrar pessoas! Obrigado por sua participação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s