pexels-photo-7640818.jpeg
Foto por Yan Krukau em Pexels.com

Importunação Sexual no Ambiente de Trabalho: O que é e como Prevenir?

EMGN-200x200-gif (1)A importunação sexual no ambiente de trabalho é um problema sério e que deve ser tratado com cautela e seriedade pelas empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2018, 42% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de assédio sexual, e em muitos casos, esse tipo de comportamento acontece no ambiente profissional.

importunação sexual pode ocorrer de diversas formas, como por meio de comentários, gestos, toques e até mesmo insinuações. Além de ser uma conduta inadequada e que fere os direitos humanos, essa prática pode causar danos emocionais e psicológicos às vítimas, gerando um ambiente de trabalho tóxico e pouco saudável.

Para evitar e combater a importunação sexual no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas invistam em políticas claras e objetivas, que orientem e conscientizem seus colaboradores sobre o tema. Algumas medidas que podem ser adotadas pelo RH para prevenir esse tipo de comportamento são:

  1. Capacitação e treinamento: o RH pode promover cursos, workshops e treinamentos que ensinem aos colaboradores sobre a importância do respeito mútuo e da ética profissional. Essas capacitações devem incluir informações sobre o que é importunação sexual, seus efeitos e consequências, e como denunciar essas práticas.
  2. Criação de canais de denúncia: a empresa deve criar canais de denúncia anônima e confidencial, que permitam que as vítimas de importunação sexual possam fazer sua denúncia sem medo de retaliação. Esses canais devem ser divulgados de forma clara e objetiva para todos os colaboradores.

BENEFÍCIOS CORPORATIVOS

Ao adotar essas medidas, o RH pode contribuir para criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos os seus colaboradores, prevenindo a importunação sexual e garantindo o respeito aos direitos humanos.

Por Francisco Carlos

Francisco Carlos é um renomado jornalista especializado em carreiras, gestão de pessoas e recursos humanos, e atualmente atua como CEO do Mundo RH, uma das principais referências em conteúdo e informações sobre o mundo corporativo no Brasil e no mundo.

Fonte: Mundo RH