
A gamificação no processo de recrutamento associada às estratégias da sua empresa pode ser muito assertiva para trazer o candidato certo para a vaga certa. Descubra como!
O processo seletivo para entrar em qualquer empresa já é algo que estimula bastante nervosismo e ansiedade. A gamificação no processo de recrutamento tem como objetivo deixar tudo um pouco mais leve e descontraído.
Além disso, é extremamente frustrante selecionar e aprovar o candidato que a priori se encaixaria com a vaga, mas a longo prazo não deu match com a cultura organizacional da empresa ou as especificidades do cargo.
A gamificação no processo de recrutamento é uma excelente opção para quem deseja descobrir talentos novos para a empresa, além de atrair candidatos qualificados. É possível também testar o candidato de forma prática e metrificada, extrair informações verdadeiras e observar como o candidato simula o cargo a ser ocupado.
Existe uma técnica cada vez mais presente nos RH das empresas chamada Gamification que utiliza dinâmicas de diversas situações para que os candidatos vençam, que estimula passar para a próxima fase, acumular pontuação e ganhar um prêmio. A ideia ganhou popularidade em 2010 quando começou a ser usada por empresas no Vale do Silício e já foi pauta de diversos TED talks.
É interessante relembrar que a gamificação no recrutamento difere da forma tradicional de recrutamento, onde há uma uma triagem, avaliação de currículos e entrevistas, testes psicológicos… parece algo mecânico e com pouca assertividade. Porque é.
Essa tradição permite que o funcionário seja demitido voluntário ou involuntariamente depois de meses na empresa. Mas como evitar isso? Continue conosco!
Fique atento no que você verá nos próximos tópicos:
- O que é uma gamificação e como funciona?
- Quais são os benefícios da gamificação no recrutamento?
- 3 maneiras de aplicar uma gamificação no recrutamento!
Vamos lá?
O que é uma Gamificação e como funciona?
Uma gamificação é uma sequência de dinâmicas e jogos estratégicos para motivar os participantes a engajar ainda mais com a cultura da empresa em processos corporativos.
A gamificação pode ser estruturada em forma de jogos, tanto virtuais como presenciais, e precisa desenvolver determinada competência no candidato. Esse conceito utiliza de teoria, mecânica e design para envolver os participantes.
Com isso, o processo seletivo tradicional além de seguir roteiros planejados, proporciona respostas decoradas e muitas vezes inventadas. Já nos modelos modernos da gamificação é possível avaliar competências que tradicionalmente não se avalia, como criatividade, inovação, inteligência emocional, resolução de problemas de forma assertiva e soft skills.
Quais são os benefícios da Gamificação no recrutamento?
Muitos devem pensar que uma gamificação pode ser somente jogos, mas na realidade a coisa é muito séria. Acompanhe o quão vantajoso pode ser essa ideia para sua empresa!
Processo mais dinâmico e verdadeiro
Não necessariamente é preciso excluir alguns métodos tradicionais que funcionem na sua empresa, aliando as entrevistas e o que de seu maior agrado às técnicas da gamificação os resultados podem ser incríveis.
No que diz respeito às dinâmicas, os processos de triagem ficam mais divertidos, espontâneos e verdadeiros até mesmo para o recrutador.
Ainda assim, os candidatos têm a possibilidade de entender até mesmo como a empresa funciona de forma prática e se sentir ainda mais motivado a ingressar.
Aumenta o engajamento dos candidatos
Quanto mais engajado a pessoa está na gamificação no processo de recrutamento, mais vontade ela tem de trabalhar na sua empresa e fazer parte de grandes inovações e mudanças.
Por conter bastantes jogos atuais tudo fica mais leve sem perder a qualidade. Com isso os candidatos sentem vontade própria em dar o máximo de si, potencializando ainda mais as chances de você encontrar a pessoa certa para a vaga certa.
Coleta de dados objetivos
Visto que, atualmente, muitos processos seletivos estão sendo realizados virtualmente, há uma quantidade infinda de softwares desenvolvidos, e sendo desenvolvidos, a partir de inteligência artificial para coletar dados cada vez mais objetivos e detalhados dos usuários.
Dessa forma, a tomada de decisão fica extremamente assertiva, é claro que com uma margem de erros, mas baseada em dados, para recrutar o melhor candidato.
Economia de tempo
Testar a capacidade dos candidatos através da gamificação pode te economizar umas boas horas do seu dia e o melhor de tudo, ainda pode economizar seu dinheiro. Processos longos e custosos podem ser substituídos por jogos para ver quem é o candidato mais rápido, por exemplo.
Sua empresa em destaque
A gamificação em processos de recrutamento está cada vez mais em ascensão e ao implementar esse conceito na sua empresa mostra que você está antenado às tendências e acompanha o mercado de trabalho.
Para selecionar o melhor candidato você precisa oferecer a melhor organização. Estar atento ao que o funcionário precisa, investir em capital humano, e estar em constante evolução já é uma grande oferta.
Assim, a sua reputação cresce entre as marcas e tanto os candidatos aprovados quanto os que não foram, podem promover sua ideia.