pexels-photo-4475526.jpeg
Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

Criador da Grow, clube de livros focado em desenvolvimento pessoal, explica como aplicar os aprendizados dos livros na própria vida seguindo apenas quatro etapas 

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Os benefícios da leitura para o cérebro e para o desenvolvimento pessoal podem ir além do que imaginamos. Segundo a neurocientista Maryanne Wolf, “ler literalmente muda o cérebro”. A pesquisadora da Universidade de Chapman, na Califórnia, afirma que a leitura permite que façamos novas conexões entre regiões visuais, regiões de linguagem, de pensamento e de emoção, desenvolvendo novas habilidades.

Não é à toa que pessoas muito bem sucedidas são leitoras frequentes. “Em quase todas as pesquisas sobre os hábitos de grandes líderes e executivos de empresas, é possível encontrar alguns padrões de comportamento entre essas personalidades, especialmente a leitura. Sabemos que Bill Gates lê 50 livros por ano, Oprah Winfrey fundou o próprio clube de leitura e Phil Knight tem uma biblioteca particular”, comenta Arthur Dambros, cofundador da Grow, clube de assinatura de livros focado em desenvolvimento pessoal.

Apesar disso, Dambros explica que só ler não é o suficiente para perceber os efeitos positivos do hábito na rotina. “Depois de tantos anos trabalhando diretamente com livros, criamos uma metodologia inovadora para ajudar as pessoas a explorar todo o potencial que uma boa leitura pode ter”, explica Arthur. “A metodologia, que batizamos de ‘Método Grow’, é dividida em 4 passos: filtrar, ler, refletir e aplicar”.

Pensando em ajudar quem quer se desenvolver na vida – tanto pessoal quanto profissionalmente – Arthur explica como extrair o máximo de uma leitura com quatro passos simples.

Passo 1: Filtrar

Mesmo quando o assunto são livros, existem conteúdos bons e ruins disponíveis no mercado. Por isso, sempre pesquise sobre quem escreveu o livro e quais são seus diferenciais e ensinamentos mais importantes antes de ler. Isso vai criar um alinhamento das suas expectativas com a realidade do material e vai evitar uma possível decepção com um livro que não pode te ajudar como você gostaria.

Passo 2: Ler

Sim, parece óbvio, mas é importante ressaltar que, mais importante do que encher sua estante de livros, é preciso lê-los! Tudo bem se você nunca teve esse hábito e estiver sentindo dificuldade para manter uma rotina de leitura, mas ainda que seja num ritmo mais lento, a recomendação é ler todos os dias por, pelo menos, 15 minutos.

Qualquer pessoa que busca seu próprio desenvolvimento precisa conseguir dedicar 15 minutinhos para exercitar um hábito tão relevante. Com o tempo, sua leitura vai ficar cada vez mais dinâmica e ler se tornará algo cada vez mais fácil e natural de se fazer.

meu inglesPasso 3: Refletir

Se o seu intuito com os livros é memorizar frases, saiba que isso não vai contribuir tanto assim para o seu crescimento. A melhor forma de extrair um bom significado das leituras é se permitir fazer uma análise crítica, reconhecendo os pontos com os quais você concorda e discorda, além dos pontos que podem ser relacionados com situações da sua vida.

Ferramentas que ajudam bastante na reflexão sobre os conteúdos são a discussão com pessoas que leram o mesmo livro, por exemplo, ou a leitura de materiais complementares e relacionados. Isso tudo enriquece o debate interno e externo a respeito das novas ideias, o que torna a experiência da leitura transformadora de fato.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Passo 4: Aplicar

Ao contrário do que se diz por aí, conhecimento não é poder. O conhecimento é poder em potencial – ele só se torna poder quando é colocado em prática. Por isso, lembre-se de aplicar de verdade no seu dia-a-dia aquilo que aprendeu – isso vale para livros, filmes, palestras, aulas e qualquer outra fonte de conhecimento.

Arthur finaliza contando um pouco de sua motivação para criar o método. “Muitas pessoas gostam de livros de crescimento pessoal, mas eles são pouco associados a um aprendizado constante. Foi a partir disso que desenvolvemos o Método Grow, justamente para mostrar que, com uma boa técnica, é possível alcançar novos horizontes com a leitura”.

Fonte: Mundo RH