Saiba como promover um ambiente produtivo e saudável dentro das empresas

pexels-photo-1595391.jpeg

Foto por Fox em Pexels.com

Um dos maiores requisitos que as atuais empresas almejam ter é o ambiente produtivo e saudável, você sabia disso?

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Promover dentro das empresas um ambiente produtivo e saudável é essencial para o crescimento e reconhecimento da mesma. Isso porque, uma corporação que visa o bem-estar de seus funcionários, consequentemente incentiva a produtividade e criatividade deles, aumentando a inovação e as chances de crescimento.

Criar um ambiente confortável e saudável para os colaboradores é muito importante pois, o trabalho é um dos lugares que o sujeito mais passa tempo nos dias de semana, sendo responsável por boa parte também de como ele se sente!

Visto isso, fique conosco nos seguintes tópicos para saber mais sobre o assunto!

  • A importância da saúde mental dos funcionários
  • Como promover um ambiente saudável dentro das empresas?
  • Os maiores benefícios de um ambiente saudável e produtivo

Vamos lá?

A importância da saúde mental dos funcionários

A saúde mental dos funcionários é extremamente importante para as corporações porque incita a produtividade. Um bom ambiente de trabalho pode deixar os funcionários mais confortáveis para opinar, criar novos projetos e interagir de forma efetiva com a equipe!

Para uma empresa ser bem sucedida é preciso uma boa gestão de pessoas e líderes competentes, visto isso, um ambiente de trabalho saudável aumentaria a produtividade e otimizaria os serviços prestados pelos colaboradores.

Visto que um trabalhador comum passa, em média, 8 horas por dia no local de trabalho, é fundamental a construção de um ambiente que seja benéfico para a saúde mental dos mesmos.

Está curioso para saber como conseguir promover um ambiente produtivo e saudável nas empresas? Continue a leitura e descubra conosco!

Como promover um ambiente produtivo e saudável dentro das empresas?

Um trabalho saudável é caracterizado por um clima leve, que respeita as diversidades e dá espaço para novas ideias. Mas como conseguir criar um ambiente de trabalho que tenha todas essas características?

Preparamos 5 dicas para você!

1. Realize uma pesquisa de clima organizacional

pesquisa de clima organizacional é um questionário feito aos colaboradores com o intuito de fazer os mesmos refletirem sobre suas atividades do dia a dia a fim de fazer os líderes compreenderem as lacunas na corporação que precisam ser preenchidas.

GIF-200x1502. Dê o benefício de terapias gratuitas para seus colaboradores

A melhor forma de manter a saúde mental dos colaboradores é incentivando os mesmos a fazer terapia. É cientificamente comprovado que indivíduos adeptos à prática possuem mais qualidade de vida e além disso, conseguem ter uma comunicação mais eficaz com o outro.

3. Faça a prática das reuniões one-on-one

As reuniões one-on-one são pequenos encontros marcados entre o líder e seus funcionários para que em um curto espaço de tempo possam alinhar sobre as expectativas quanto a empresa e realizar a prática de feedbacks.

4. Promova happy hours 

Os happy hours são momentos de descontração para integrar a equipe e promover momentos de lazer para os funcionários! Geralmente, algumas empresas separam um dia especial para após o expediente o evento acontecer.

5. Faça gamificação

A gamificação é uma estratégia para que os funcionários passem a interagir e participar dos processos da empresa com um propósito. Essa estratégia é uma gincana interna e é uma boa alternativa para engajar os seus funcionários

Interessante, não é mesmo? Seguindo essas dicas o ambiente saudável e produtivo surgirá como consequência, sem muitos esforços!

Os maiores benefícios de um ambiente saudável e produtivo

Agora que você já sabe quais dicas seguir para ter um ambiente saudável e produtivo dentro da sua empresa, descubra os maiores benefícios que essas dicas podem trazer para a sua corporação.

1. Criatividade

Ambientes leves e que interagem com o colaborador de forma subjetiva são propensos a permitir que a criatividade individual apareça. Isso porque para o sujeito se sentir confortável para expressar suas ideias e inovações é necessário a ajuda do ambiente externo.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)2. Produtividade

Um bom ambiente de trabalho é responsável pela maior produtividade dos funcionários visto que, uma vez achado espaço para poder opinar, dar novas sugestões e mostrar criatividade, também é incitado a produtividade como consequência.

3. União

Ambientes saudáveis promovem bem-estar entre os colaboradores e uma maior união entre os mesmos. Com as práticas de integração equipes podem se unir por um propósito e expandir as relações também extra trabalho, fortalecendo os laços interpessoais.

4. Comunicação efetiva

Com a saúde mental estabelecida e favorecida pelo ambiente, a comunicação interna passa a ser mais clara entre os demais. Boas práticas de assertividade e relacionamento com o outro são postas à prova e raramente falham quando o ambiente é saudável.

total-grupo-gif-180x1805. Reconhecimento 

O crescimento e reconhecimento de uma empresa depende muito do seu clima organizacional e de como a corporação vai ser vista por quem é de fora. Visto isso, uma pessoa que olha de fora e enxerga uma empresa com um ambiente produtivo e saudável não só almejará fazer parte dela como passará a reconhecer ela como uma corporação de admiração e respeito.

Dica Bônus

Se você quer promover um ambiente saudável e produtivo para a sua empresa, não deixe de conhecer o curso da Voitto chamado “Liderança no Chão de Fábrica”. 

Com ele você poderá aprender a como proporcionar um bom ambiente de trabalho para os seus funcionários e manter a sua equipe unida! Além disso, traz um conhecimento amplo sobre comunicação e feedbacks, te preparando para uma gestão competente e sábia.

Este artigo foi escrito por Voitto Treinamento e Desenvolvimento.

Fonte: Rh Portal

Um pensamento sobre “Saiba como promover um ambiente produtivo e saudável dentro das empresas

  1. Pingback: 5 dicas para implementar o modelo de trabalho híbrido | Opinião RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s