Como a colaboração online pode ajudar no engajamento do time?

pexels-photo-1595391.jpeg

Foto por Fox em Pexels.com

Compreender que um time bem engajado é capaz de ajudar a empresa a decolar é uma estratégia eficiente para o seu negócio. Isso porque a equipe consegue trabalhar com mais qualidade em menos tempo. Com o trabalho remoto e o modelo híbrido, ignorar a colaboração online pode causar problemas nas entregas do time e impactar nos resultados da organização.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300O que é colaboração online?

A colaboração online é um processo de conexão de usuários de forma digital para se comunicar em prol de um objetivo, projeto ou trabalho. Geralmente, um software permite que o time mantenha essa relação, seja por meio de mensagens de texto, vídeo ou áudio. Para as empresas, é uma maneira de aumentar a eficiência e a produtividade das tarefas.

Existem diversos softwares que atendem a diferentes necessidades. Alguns têm objetivos específicos e outros incorporam diversos recursos, como fluxo de trabalho, mensagens, videoconferência, agenda, e-mail etc. Há programas que permitem aos colaboradores contribuírem, ao mesmo tempo, com um único documento, de qualquer lugar.

GIF-200x150

Portanto, podemos definir esses programas de colaboração online como aplicativos, plataformas, ferramentas de SaaS (Software-as-a-Service) ou nuvem. Os mais conhecidos atualmente, são:

  • MS Teams;
  • Gmail;
  • Google Chat;
  • Slack;
  • Yammer;
  • HipChat;
  • Skype;
  • GoToMeeting;
  • Asana;
  • Monday;
  • Trello etc.

Leia também: Aplicativos para equipes virtuais: quais utilizar no trabalho remoto?

Como a colaboração online pode ajudar no engajamento do time?

Quando a colaboração online é bem delineada, o engajamento é um dos principais benefícios que essa prática promove. O colaborador engajado se sente realizado com suas funções, porque elas são compatíveis com seu propósito pessoal e, além disso, ele consegue desempenhá-las com fluidez.

kabalha

No entanto, a vantagem mais significativa é a relação de identificação que o colaborador tem com os valores e os objetivos do negócio. Assim, ele cria uma ligação com a empresa, que gera produtividade nas tarefas e, consequentemente, resultados eficazes.

Pensando nisso, a seguir, veja as maneiras nas quais a colaboração online pode ajudar no engajamento do time.

Artigo relacionado: Como ter resultados positivos com uma equipe híbrida?

bloggif_5a7c5307e59cd (1)Compartilhamento em tempo real

A comunicação promovida pela colaboração online ajuda no alinhamento da equipe com os projetos. Além disso, os softwares oferecem mais espaços onde os times podem trocar mensagens sobre diferentes assuntos do trabalho, deixando mais claro e organizado a que aquele determinado texto se refere, por exemplo.

Ainda é possível encontrar funções que determinam a etapa de cada projeto e o prazo, eliminando, nesse caso, a necessidade de avisar sobre essas informações, além de ativar alertas sobre o cronograma das atividades. Muitas plataformas oferecem chat virtual, chamadas de vídeo, apresentações e reuniões online. Assim, a necessidade de estar no mesmo ambiente físico para essas finalidades é desnecessária. Isso poupa tempo com transporte e facilita o desempenho da equipe.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Os recursos de privacidade possibilitam que a colaboração online seja mais eficaz. Isso porque é possível limitar funções, acesso a determinados conteúdos, entre outros. Assim, você consegue garantir que um certo funcionário conseguirá acessar todas as funcionalidades necessárias para cumprir suas tarefas. Além disso, existem plataformas que funcionam no celular, melhorando ainda mais o compartilhamento instantâneo.

Envio de arquivos de forma descomplicada

As funções de armazenamento de arquivos na nuvem dão a oportunidade de trabalho em equipe em um ambiente digital simplificado. Sendo assim, algumas ferramentas de colaboração online fornecem um banco de dados compartilhado, o qual facilita o envio e a pesquisa de arquivos de forma descomplicada. Assim, todos terão acesso às informações essenciais para realizar as suas atividades e salvar o que for necessário para os outros funcionários.

Portanto, com essa funcionalidade, os times conseguem trocar informações, arquivos, vídeos, imagens, entre outros, que ajudarão a fazer as tarefas necessárias. Com isso, o aumento de conectividade, organização e, consequentemente, de produtividade ficarão claros para a equipe.

total-grupo-gif-180x180Alinhamento sobre a posição de cada integrante

Como já dito, algumas plataformas de colaboração online podem limitar as funções para cada usuário fazer suas tarefas. Além disso, é possível obter informações sobre a posição de cada integrante. Isso será fundamental para projetos que envolvem fluxo de trabalho que podem ser automatizados em um software.

Por exemplo, em uma plataforma de colaboração online é possível localizar um documento, identificar quem fez e quando foram feitas alterações, e passar esse arquivo para uma nova etapa de trabalho, por meio de um recurso de gerenciamento de tarefas. Sendo assim, a equipe estará alinhada sobre a demanda de trabalho, as etapas que se encontram, o cronograma, o prazo etc. Isso é fundamental para uma colaboração produtiva e eficaz.

Comunicação facilitada

Atualmente, é difícil imaginar que os departamentos de uma empresa não tenham uma ferramenta de troca de mensagens para facilitar a comunicação. Para evitar toda aquela movimentação nos corredores do escritório e, hoje, a locomoção até a organização, é comum que as organizações adotem a colaboração online para simplificar o trabalho remoto.

Sendo assim, por meio de troca de mensagens instantâneas, mais rápidas que trocas de e-mails, é possível conversar em grupos, ajudar as pessoas a se manterem informadas, notificar a equipe, entre outras vantagens. É essencial tornar essa função realmente eficaz, definir canais comuns de comunicação e estabelecer regras para esse fim. Seria como estar no mesmo ambiente de trabalho, mas sem as distrações comuns do escritório.

Portanto, não hesite em apostar na ferramenta de colaboração online que atenda às necessidades da sua empresa. Faça essa transição para o trabalho remoto de forma tranquila e confortável para os seus colaboradores. Então, observe sua equipe colaborar e alcançar o engajamento e a produtividade. Lembre-se de que não é uma mudança fácil e precisa de tempo para adaptar o time completamente, sendo necessário alguns ajustes.

Para estar preparado para solucionar problemas que surgirem no caminho, é essencial ter a mente aberta para encontrar soluções inovadoras. Então, leia este artigo e entenda por que a quebra de paradigmas é o novo modelo de operação.

Fonte: Robert Half

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s