Contratação de profissionais com mais de 40 anos cresce 217% no 1º semestre

pexels-photo-3184465.jpeg

Foto por fauxels em Pexels.com

Plataforma de recrutamento profissional publicou cerca de 60 mil vagas por mês

De acordo com levantamento realizado pela plataforma de recrutamento e seleção profissional Gupy, 10% dos trabalhadores empregados por meio do serviço no primeiro semestre deste ano têm entre 40 e 50 anos – o que representa um crescimento de 217% nas contratações de pessoas dessa faixa etária no país, em comparação com o mesmo período de 2020.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300As áreas de atuação que geraram mais empregos para os profissionais do grupo no semestre foram: Operações (30,14%), Serviço ao Cliente (17,74%), Tecnologia (12,17%), Comercial (11,32%) e Finanças e Administração (9,48%). Ao analisar os dados do ano passado, a Gupy constatou um crescimento significativo de contratações em Contabilidade ou Controladoria (1.261,54%), Jurídico (690%), Marketing e Comunicação (600%) e Recursos Humanos (478,26%).

“É comum relacionar a área de tecnologia com profissionais mais jovens, o que é uma realidade entre os desenvolvedores, mas trata-se de uma área extremamente estratégica para as empresas e que muitas vezes precisa de líderes seniores, o que é extremamente rico porque estimula uma troca de conhecimento e experiências entre as gerações”, avalia Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, que publicou cerca de 60 mil vagas por mês no semestre.

“Podemos observar este mesmo cenário nas áreas que tiveram um maior crescimento nas contratações de profissionais nesta faixa etária em comparação com o ano passado, como Jurídico, Contabilidade e Recursos Humanos, pois são áreas que ganharam uma relevância ainda maior dentro das empresas desde o início da pandemia, com destaque para o RH, que precisou lidar com toda a adaptação da empresa ao trabalho remoto e liderar a transformação da empresa para esta nova forma de trabalhar e de contratar colaboradores”.

457fd35a-63a5-4f61-8bc1-e85709ce3bf2

Outros dados analisados no levantamento foram os cargos. Segundo a Gupy, a maioria dos candidatos com 40 a 50 anos assumiu postos de Operador (36,90%), Auxiliar (17,32%), Técnico (13,02%), Analista (11,7%) e Supervisor (5,21%). Por outro lado, ao comparar o volume de contratações de profissionais nessa faixa etária com o volume total de bloggif_5a7c5307e59cd (1)contratações de todas as idades, os dados surpreendem positivamente: a maior parte de contratações para o grupo em questão se concentrou em posições de liderança, como Gerência (18,17%), Coordenação (16,65%) e Supervisão (14,74%), que costumam ter menos vagas que cargos de operação.

A pesquisa identificou ainda contratações de profissionais entre 40 e 50 anos para vagas de trainee e estágio. “Algumas empresas estão começando a realizar programas afirmativos para atrair mais diversidade para as suas total-grupo-gif-180x180equipes, e é uma tendência que beneficia ambos os lados: as empresas conseguem aumentar a diversidade e contar com a experiência desses profissionais, que têm muito a contribuir em qualquer equipe em que estiverem inseridos; e por outro lado, esses profissionais têm a oportunidade de se desenvolverem em áreas novas, como tecnologia, por exemplo, e aprender a trabalhar em ambientes mais dinâmicos e inovadores, muito diferentes se comparados à maneira que se trabalhava há 10 anos”, analisa a CEO da Gupy.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s