Teste DISC: Como passá-lo em uma entrevista de emprego?

pexels-photo-6963050.jpeg

Foto por Mikhail Nilov em Pexels.com

Cada pessoa é diferente e, no local de trabalho, estas características únicas de cada pessoa determinarão em que posição trabalhará melhor, que habilidades surgirão no dia a dia, como essa pessoa se relaciona com seus pares, e muito mais.

Isto se deve, em resumo, à personalidade, cuja definição mais formal é “o conjunto de traços e qualidades que moldam o modo de ser de uma pessoa e os diferenciam dos outros”. Quando você se candidata a um recrutamento, grande parte do esforço será dedicado a desvendar sua personalidade.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Sendo um teste de personalidade, parece contraintuitivo se preparar para uma entrevista de emprego desta forma, mas não há nada de errado em entender o que é o teste Disc, o que ele mede e como é usado em entrevistas de emprego. Além disso, se há alguém interessado em conhecer sua personalidade, esse alguém é você!

O que é o teste DISC e o que ele mede?

teste DISC nada mais é do que uma metodologia utilizada para analisar a personalidade e as características de uma pessoa, neste caso particular, um candidato a um emprego, ou um trabalhador.

Portanto, é uma ferramenta útil quando é hora de selecionar novos talentos para entrar em uma empresa, mas também é muito útil para analisar e avaliar o desempenho de equipes já em funcionamento.

A idéia por trás do teste DISC é detectar quais dimensões de sua personalidade se destacam das outras, em que medida e proporção e, a partir daí, saber ou inferir como você vai se relacionar com seu ambiente.

Isto significa que, graças a seus resultados, pode ser aplicado, por exemplo, para melhorar a integração de uma equipe eficiente, para melhorar a produtividade geral, “colocando” o trabalhador certo na posição-chave, e muitas outras coisas.

DISC não apenas detecta características de personalidade, mas também habilidades, permitindo descobrir como a pessoa entende o mundo e como ela reage a circunstâncias ou problemas.

Mas o que o teste DISC mede? Ele mede duas coisas, principalmente: o perfil natural e o perfil adaptado. O perfil natural representa como você faz as coisas de forma inata. Ou seja, aquele que você mostra em seu ambiente privado ou onde você se sente confortável e não está sujeito a regras ou protocolos. Você também vai mostrá-lo em situações de alta tensão, perigo, sobrevivência?

kabalha

Por outro lado, há o perfil adaptado, que é aquele que você mostra na sociedade, no local de trabalho, em ambientes formais ou com protocolos específicos. Isso não significa que se trata de um perfil falso, longe disso!

Ambos os perfis estão relacionados, e o teste DISC permite entender se você se adapta bem ao seu ambiente, ou descobrir se existe uma diferença perceptível entre como estamos e como estamos agindo.

teste DISC avalia o comportamento e as emoções das pessoas com base:

Dois eixos comportamentais:

  • Introdução vs Extroversão: isto é, se interagimos com o ambiente do mundo interior, ou do mundo exterior.
  • Racional vs Emocional: isto é, se formos mais analíticos, ou se nos relacionarmos com o ambiente de uma forma mais sensorial, sentimental ou apaixonada.

total-grupo-gif-180x180

Ao cruzar estes eixos de comportamento, obtemos quatro dimensões de personalidade:

  • Dominância, que combina Racionalidade e Extroversão e se concentra em como resolvemos os problemas.
  • Influência, que combina Emocional e Extroversão, e indica como você influencia os outros.
  • Estabilidade, Emocional mais Introversão.
  • Conscientização, a combinação de Racional e Introversão.

Como o teste DISC é usado nas entrevistas de trabalho?

principal aplicação do teste DISC em entrevistas de trabalho é a avaliação de talentos. Ou seja, é a ferramenta que ajuda o recrutador a ver onde sua personalidade e as exigências ou características do trabalho são um ajuste natural.

Pode ser uma maneira de descartar os desencontros mais extremos entre personalidade e responsabilidade profissional. Por exemplo, uma pessoa com fortes características de Dominância não se encaixará bem em posições analíticas e, inversamente, uma pessoa que é caracterizada pela Diligência pode ter atritos ao lidar com relações públicas, ou atendimento ao cliente.

labortime

Deve-se dizer que este teste deve ser usado em conjunto com outras ferramentas, ou seja, não é uma ferramenta sobre a qual se possa basear 100% da decisão. É uma parte importante do processo, mas não é a única. Além disso, saber como funciona e em que se baseia pode lhe dar pistas sobre como ter sucesso em uma entrevista de emprego.

Onde levar o disco de teste on-line?

Há muitos lugares onde você pode fazer um teste de personalidade DISC online, às vezes de graça. É uma boa maneira de se conhecer um pouco melhor, e você certamente ficará surpreso. Entretanto, a recomendação que lhe fazemos é que você tente responder às perguntas da maneira mais natural, ou seja, sem pensar no que significa responder a uma coisa ou outra.

Esta é a única maneira de tornar o teste o mais confiável possível.

  • MyDiscProfile: um website onde você pode responder 24 perguntas e que lhe envia gratuitamente um relatório resumido de sua personalidade, com a opção de comprar o relatório completo.
  • DISC espanhol, a versão espanhola do site britânico que permite solicitar um teste DISC.
  • PruebasDISC, onde você pode encomendar o teste online.

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s