Como fazer um plano de cargos, carreiras e salários

Com o plano, funcionários sabem claramente o que devem desempenhar em suas funções, o que fazer para crescer na organização e a remuneração que cada cargo oferece

Para uma empresa, um plano de cargos, carreiras e salários pode ser um verdadeiro guia de gestão de pessoas. Detalhando cada posição de trabalho e sua remuneração, ele estabelece regras que orientam líderes e suas equipes. Com o plano, funcionários sabem claramente o que devem desempenhar em suas funções, o que fazer para crescer na organização e a remuneração que cada cargo oferece. Já empresa ganha uma ferramenta que auxilia na organização de sua estrutura e ainda pode contribuir para a motivação de funcionários. Na hora de elaborar um plano de cargos, carreiras e salários, alguns passos são fundamentais. Confira:

Passo 1: Monte um organograma

A primeira coisa a ser fazer é montar um organograma dos funcionários da empresa, caso ele ainda não exista. Com ele, é possível dar início ao processo de definir as funções específicas de cada cargo e elencar as responsabilidades e as tarefas de todas as posições da empresa. O organograma estabelece níveis hierárquicos da empresa, deixando claro para os colaboradores a quem eles devem responder, e a quem devem avaliar e prestar apoio. Com tudo isso definido,

Passo 2: Pesquise o mercado

Para estabelecer a lista de remunerações e salários, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Consulte sindicatos e pesquise pisos salariais para definir salários iniciais. Também é importante conhecer a média salarial de empresas do mesmo ramo, já que você não vai querer oferecer uma remuneração muito mais baixa do que a concorrente e perder funcionários. Os salários devem ser pensados de acordo com a natureza do trabalho e o nível de conhecimento que cada função requer.

Passo 3: Estabeleça etapas

Com as funções e remunerações definidas, é preciso estabelecer por quais etapas os funcionários precisam passar para avançar em suas carreiras dentro da empresa, seja para progredir horizontalmente, com aumentos salariais, ou verticalmente, com promoções e mudanças em suas funções. As etapas devem servir como um guia para os funcionários, determinando quesitos como o tempo mínimo que devem passar em cada função, e o que resultados precisam apresentar.

Passo 4: Crie um sistema de avaliação

Para saber como o seu funcionário está encaixado dentro do plano, é preciso ter um sistema que determine seu desempenho. Avaliações semestrais com funcionários em posições de liderança, por exemplo, podem dar noções sobre a motivação de membros de uma equipe e como eles estão contribuindo. Exercícios de autoavaliação podem ser uma maneira mais direta de ouvir e examinar as habilidades dos colaboradores. Encontre uma forma que mais se encaixa com sua empresa, mas não deixe de saber como você irá avaliar o trabalho de sua equipe.

Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira são a mesma coisa?

Não. Muita gente acaba confundindo, mas Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira são diferentes. Vamos entender melhor:

  • Plano de Carreira: é um programa que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma empresa. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da organização em relação àquela posição.
  • Plano de Cargos e Salários: é um programa mais pragmático e mais técnico. Isso porque funciona como uma espécie de manual, estabelecendo quais cargos e funções existem na empresa, suas definições, as competências necessárias para o funcionário se encaixar em cada um deles e as faixas salariais que abrangem.

É importante destacarmos, porém, que os dois planos são complementares e se cruzam quando surgem as possibilidades de mobilidade dentro da estrutura interna. Quer dizer, os gestores analisam as competências de um profissional (carreira) e verificam se elas se encaixam com as exigências dos cargos disponíveis (cargos e salários).

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s