Você é líder ou chefe? Saiba distinguir!

Ser chefe e liderar uma equipe são papéis distintos, mas que muitos gestores não conseguem diferenciar de forma clara. 

Esta dificuldade na diferenciação pode trazer sérios problemas para os profissionais que não souberem separar as funções. Na verdade, quem deseja alcançar uma equipe produtiva precisa alinhar estes dois perfis no ambiente de trabalho.

Neste contexto, Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, analisou os dois cargos com o objetivo de listar os cinco princípios e diferenças que todo gestor de uma companhia necessita entender para conseguir um bom andamento no negócio. Confira:

O bom chefe gerencia, O bom líder motiva

Um bom líder precisa ter visão de onde quer chegar, ter habilidade de tomar decisões difíceis e capacidade de engajar e motivar a equipe. Ele também é responsável por decidir quais atividades são as que devem ser realizadas. Já um bom chefe necessita de capacidade para executar as tarefas por meio do seu time, passando direções precisas e sempre com foco em gerenciar a produtividade. Além disso, deve fazer de maneira correta as atividades da empresa.

Um bom chefe pode não ser um bom líder, mas um líder será um bom chefe

Uma pessoa pode ser um bom chefe, mas não ter as características necessárias de um bom líder, pois ser líder é muito mais do que gerenciar. Ou seja, é ter a capacidade de relacionamento para motivar e engajar uma equipe. Uma vez que o profissional tenha habilidade para estabelecer uma boa conexão de trabalho com o seu colaborador, por consequência, ele estará desempenhando um papel de bom chefe.

O líder de uma empresa não necessariamente será o seu dono

Ser dono de uma empresa não significa que ele deverá ser o líder da mesma. É importante lembrar que o líder precisa ter as características necessárias para desempenhar essa função. Se o dono da empresa perceber que existe um colaborador na equipe que tenha as habilidades de liderança mais desenvolvidas, é normal que este cargo seja repassado para outro.

Não force ser um líder, se não tiver as habilidades requeridas
Se você é o chefe de uma empresa, faça uma autoavaliação para identificar o seu real potencial de liderança. Caso existe uma possibilidade, é necessário potencializá-la com um treinamento para desenvolver ainda mais a habilidade, como o Coaching. Se não houver este potencial, não perca tempo e encontre a pessoa mais adequada para a função.

Liderança deve ser desenvolvida

Um bom líder leva anos e muita preparação para desenvolver-se e é uma das habilidades mais requisitadas hoje em dia no mercado de trabalho. Por esse motivo, a figura do líder tão valorizada e instigada nas grandes empresas necessita ser trabalhada a fim de aprimorá-la de maneira contínua.

Fonte: Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s