Funcionários premiados por performance são mais satisfeitos com o emprego, aponta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, mostra que trabalhadores com carteira assinada que recebem prêmios por performance são 45% mais satisfeitos com seu emprego de forma geral do que aqueles que não recebem (índice de 31%).

Segundo o estudo, entre o total de entrevistados, 87% enxergam premiações em produtos e serviços como uma boa forma de as empresas valorizarem seus funcionários; e 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo que utilizam produtos serviços são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação incentivariam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.

Apesar de muito valorizados pelos funcionários, os programas de premiação por performance ainda não são aproveitados em todo o seu potencial. Entre os que trabalham com carteira assinada, 89% não recebem prêmios por performance e apenas 11% recebem.

A pesquisa revela ainda que 56% dos brasileiros – um total de 18,7 milhões de trabalhadores formais – querem mudar de seu atual emprego e que apenas 1/3 dos trabalhadores se dizem muito satisfeitos com seu emprego de forma geral.

“Os números da pesquisa mostram uma grande insatisfação das pessoas com o seu atual trabalho e, ao mesmo tempo, uma receptividade dessas pessoas para novas formas de reconhecimento profissional. É uma boa oportunidade para que as empresas reflitam e proponham outros tipos de premiações, para motivar e proporcionar maior satisfação entre os seus funcionários”, diz Emerson Moreira, idealizador do Guia do Incentivo e CEO da LTM.

De acordo com a pesquisa, funcionários que têm sua performance reconhecida por meio de premiações tendem a ser mais fieis ao emprego: 48% dos funcionários que recebem prêmios ficam de 5 a mais de 10 anos no emprego; já 39% dos que não recebem prêmios ficam de 5 a mais de 10 anos no emprego.

A expectativa em relação ao tempo de permanência na empresa em que trabalham também é maior entre funcionários que têm sua performance reconhecida por premiações. 47% dos funcionários que recebem prêmios esperam continuar trabalhando na atual empresa; e 30% dos que não recebem prdizem o mesmo.

O universo da pesquisa analisou 1.019 entrevistas feitas com brasileiros, com 18 anos ou mais, que trabalham com carteira assinada, nas cinco regiões do país, entre 31 de outubro a 7 de novembro de 2017.

Fonte: Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s