Como melhorar a retenção de talentos?

Resumo: Conheça os principais fatores que ajudam a melhorar a retenção de talentos em uma empresa.

A retenção de talentos é um fator estratégico para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, manter os melhores profissionais pelo maior tempo possível impacta diretamente no desempenho de um negócio. Mas como fazer isso?

Intuitivamente, a primeira resposta que vem à mente seria uma boa remuneração. Essa, porém, é uma ideia muitas vezes equivocada. É claro que a remuneração conta bastante. Contudo, há muitos outros elementos dentro de uma estratégia de retenção que, quando trabalhados em conjunto, podem ter um peso maior do que o valor do salário.

Quer saber como melhorar a retenção de talentos da sua empresa? Então, continue lendo esse post!

Fatores que geram perda de bons profissionais

Uma pesquisa de 2017, realizada no Reino Unido pela consultoria global de Recursos Humanos Robert Half, revelou alguns fatos interessantes.

Ao entrevistar mais de 200 diretores de RH em empresas de diversos tamanhos, a pesquisa mostrou que os três principais motivos para as pessoas terem saído de um emprego foram:

  1. Frustração com suas funções (35%);
  2. Insatisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (31%);
  3. Falta de perspectiva de crescimento (30%).

Esses dados comprovam a tese de que a remuneração nem sempre é o primeiro fator na hora de decidir por permanecer ou sair de uma empresa.

Nos últimos anos, especialmente com a entrada das gerações pós-internet no mercado de trabalho, outras demandas passaram a ser priorizadas na escolha de onde trabalhar. De forma geral, elas podem ser resumidas em três elementos: reconhecimento, perspectiva de crescimento e propósito da função executada.

A boa notícia é que esses são fatores nos quais qualquer empresa pode melhorar. E, muitas vezes, sem precisar de grandes investimentos!

Como melhorar a retenção de talentos

Embora muitas coisas possam contribuir para a perda de bons profissionais, essas são, de modo geral, as principais dicas para ter sucesso na retenção de talentos:

Realize pesquisas regulares de clima organizacional

Entender os motivos que geram insatisfações é o primeiro passo. Uma pesquisa de clima pode identificar gargalos e apontar soluções assertivas para a melhora no ambiente e no engajamento das pessoas.

Isso também ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável – que é outro ponto fundamental para a retenção de talentos -, especialmente por meio de uma eficiente gestão de conflitos e do bom relacionamento entre colegas e lideranças.

Ofereça opções que deem mais flexibilidade ao trabalho

Flexibilizar significa dar autonomia para o colaborador. Um exemplo é ele realizar seu trabalho em horários alternativos. Claro que nem sempre isso é possível, mas o trabalho remoto é uma realidade ao alcance de muitas funções. Promover alguns dias da semana de home office, por exemplo, ou dar mais liberdade para o horário de entrada e saída, são alternativas que costumam gerar bons resultados.

Isso afeta, principalmente, a insatisfação com a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Com maior flexibilidade, as pessoas se organizam melhor para passar mais tempo em família ou investir em atividades que lhes dê prazer.

Engaje os funcionários mostrando o propósito do que fazem

Quem nunca exerceu uma função que achava pouco importante ou até mesmo inútil? É cada vez mais comum a queixa de profissionais que não veem sentido ou propósito nas tarefas que executam. Isso pode ser resolvido com uma comunicação interna eficiente e gestores competentes em explicar como cada peça é importante em um cenário maior.

Isso gera um sentimento de valorização pessoal e profissional, criando maior engajamento. Quando alguém vê a razão e o resultado final do que faz todos os dias, tende a se sentir orgulhoso daquilo que ajudou a realizar.

Proporcione oportunidade de crescimento

A possibilidade de crescimento dentro da empresa é um forte elemento motivacional. Ter uma perspectiva de evolução, apoiada em treinamentos e no incentivo ao aprendizado contínuo, contribui para a satisfação dos colaboradores. Assim, mesmo que estejam momentaneamente insatisfeitos com a função, eles tendem a se motivar porque sabem como trilhar seu crescimento interno.

Como você pode ver, a retenção de talentos nem sempre demanda remuneração elevada. Questões como valorização, reconhecimento e oportunidade de crescimento podem ser muito mais importantes para as pessoas. Investir nisso é sempre uma ótima estratégia.

 

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/bpo/como-melhorar-a-retencao-de-talentos/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s