Retenção de talentos: Os 5 desafios do Gestor.

Você já se perguntou como diminuir a rotatividade de colaboradores dentro da sua empresa? Mais do que isso, como reter os talentos? Foi-se o tempo em que salário e registro na carteira profissional eram os únicos benefícios visados pelo trabalhador, não é mesmo? Então veja o estudo realizado pelo do BWG e descubra as melhores maneiras para motivar e reter os talentos da sua empresa:

Reconheça seus talentos

Reconhecimento é a lição nº 1 para quem trabalha com gestão de pessoas. Não há nada pior para um colaborador do que sentir que seu trabalho não está sendo valorizado, principalmente quando ele realmente agrega valor para a empresa. Portanto, reconhecer os talentos é fundamental para que eles continuem empenhados em alcançar os melhores resultados.

Segundo Gabriel Santa Rosa, HR Senior Manager do BWG e Especialista em desenvolvimento de liderança, “Pessoalmente acredito que o fundamental num processo de feedback é reconhecer de forma plena um trabalho bem feito. Quando se reconhece os acertos, as pessoas buscam praticar mais daqueles comportamentos que foram parabenizados. É evidente que erros acontecem e, nesse caso, a conversa não deve se concentrar no erro em si. O feedback que promoverá bons resultados deve mirar o futuro, naqueles comportamentos, atitudes, ações e desempenhos que devem ser alcançados”.

É importante lembrar que o feedback deve ser constante e quando houver críticas, o intuito é que sejam sempre construtivas, para agregar no desenvolvimento daquele colaborador.  Saiba como criticar. E, mais ainda, saiba elogiar!

Aproxime-se de seus colaboradores

Desde o início, o gestor precisa estar próximo de seus colaboradores e criar uma relação natural e honesta com cada um deles. Saber exatamente quais são suas funções, como distribuí-las, de forma com que não sobrecarregue ninguém e acompanhar de perto suas ambições, necessidades, expectativas e seu desenvolvimento, também é essencial para que essa comunicação seja benéfica para os dois lados.

Afinal, você só descobrirá quais talentos deve investir, só perceberá quais funcionários têm o potencial e o perfil que a sua empresa procura, quando realmente estiver próximo, não somente dos resultados que eles oferecem, mas também de como são feitos seus processos, relacionamentos e trabalhos. Para os colaboradores, sentir que há espaço para dialogar, expor dúvidas ou ideias é algo realmente motivador e que os fará permanecer na empresa.

Esse é um conceito muito usado por Marlene Marchiori, conhecido como A+B=C. Para exemplificar de maneira rápida: Duas pessoas chegam numa reunião com as ideias A e B, entram numa sinergia tão grande que o resultado da ideia final é muito maior que as ideias A e B, que é a ideia C.

Ofereça um plano de carreira

Aqui está uma das principais e mais antigas estratégias para reter talentos, mas dificilmente praticada pelas empresas. Independentemente da área de atuação, um colaborador não se sente suficientemente motivado se não enxergar a possibilidade de crescimento.

Estabelecer um plano de carreira, portanto, é a maneira ideal para oferecer a segurança que o profissional busca ao entrar em uma empresa. Hoje em dia, é comum vermos jovens trocando de empregos com frequência, mas, em muitos desses casos, a desistência não acontece pela falta de comprometimento ou identificação com os valores da empresa, e sim pela falta de oportunidades para crescimento dentro dela. Para evitar essa rotatividade de funcionários, as possibilidades e os fatores motivacionais devem estar sempre presentes, alinhando as habilidades e expectativas, traçar metas em conjunto e por fim, monitorar, avaliar e revisar constantemente.

Crie um ambiente amigável

Se passamos a maior parte do tempo no trabalho – longe de nossas casas, parentes e amigos – por que não tornar esse ambiente agradável? Criar um espaço acolhedor, amigável e comunicativo faz parte de um plano de qualidade de vida para os colaboradores, que, sem dúvidas, levarão esse tópico em consideração ao analisar uma nova proposta e comparar com o ambiente que presenciam no dia a dia.

Por outro lado, se a pessoa não se sentir bem no local de trabalho, a decisão de deixar a empresa quando surgir uma oportunidade será quase certeira. Para que isso não aconteça, há inúmeras opções para explorar, como disponibilizar áreas de lazer, estimular momentos informais entre a equipe, confraternizações, ou mesmo oferecer alguns pequenos agrados – desde uma cesta de frutas disponível aos funcionários, um “mimo” na mesa de cada um antes do feriado prolongado ou um bolinho para aniversariantes no final do mês. Já em questão de relacionamento, as ferramentas de colaboração social são excelentes alternativas para integrar a equipe e tornar o ambiente mais saudável, conforme estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa IDC.

Acredite em sua equipe

De nada adianta querer reter colaboradores se você não acreditar no potencial deles. Observe o desempenho de cada um, esteja aberto ao diálogo e, enfim, acredite em sua equipe! Dê autonomia para que ela possa se desenvolver e sinta-se parte da empresa, que se identifique com seus valores e, acima de tudo, que queira crescer junto com ela.

Invista, sim, e sempre que puder, em uma estratégia de remuneração total, uma solução integrada, homogênea e consistente (no lugar de diversos instrumentos de remuneração que, de maneira geral, coexistem muitas vezes em conflito e sem organização) – já utilizada pelo IBRATI, parceira do BWG, e elaborada por pesquisas realizadas pela Towers Watson – e aproveite também para inovar em oportunidades, estimulando e oferecendo investimento em cursos e outras qualificações. Além disso, garanta um ambiente dinâmico e constantemente desafiador. Acredite que cada talento de sua empresa estará pronto para uma nova etapa. Uma nova conquista. Um novo reconhecimento.

E se você concorda com essas dicas, conte com o Bestway Group! Com o apoio das ferramentas não monetárias, como a comunicação e colaboração do 4bee, treinamentos, desempenho e carreira e pesquisa de clima, será ainda mais fácil reter os talentos da sua empresa!

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/4bee-rede-social-corporativa/retencao-talentos-5-desafios-gestor/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s