Empresa cria Programa de Estágio inovador

Em grande parte das empresas, o processo de seleção para conseguir novos estagiários é similar: o candidato se apresenta, faz uma prova, conversa com os gestores e aguarda o retorno para ver se passará ou não. Entretanto, é possível inovar nos programas de estágio e conseguir se destacar entre os jovens como uma marca diferenciada, que dá apoio a eles durante as etapas seletivas.

A Matec Engenharia, companhia de inovação construtiva, idealizou um novo programa de estágio. Com o objetivo de atrair, capacitar e reter jovens talentos, o processo seletivo contou com sessão de Google Hangout, avaliação dos candidatos com conceito de gamification, entrevistas por meio de mídias sociais para apresentação dos candidatos e, por fim, a elaboração e a apresentação de um projeto de inovação com uma solução real para ser aplicada na empresa.

Os esforços para criar um programa ousado renderam frutos: o bom desempenho dos candidatos resultou na contratação do dobro de estagiários em relação às vagas disponíveis. “Para nós, o estagiário não é um recurso barato que deve ser utilizado operacionalmente, mas uma chama que chega com vontade de fazer”, afirma Tabata Rodrigues, coordenadora de gente & gestão da Matec Engenharia.

Ela explica que a organização pensou no perfil de profissional com o qual queria se conectar, que deveria estar alinhado com seu propósito. A partir da seleção, planejou-se uma estrutura de programa em que os estagiários atuassem de forma estratégica, e não operacional, na qual se estimulou a cultura do trabalho em time, a visão empreendedora e a desconstrução da engenharia.

Tabata conta que no começo eram seis vagas disponíveis para estudantes cursando o ensino superior a partir do quinto semestre de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo ou Administração de Empresas, com fluência em inglês. Foram escolhidos 12 estagiários, que trabalham em um time. “Com o olhar inovador e livre dos jovens desta geração, o objetivo é investigar e mapear possibilidades sugerindo soluções que possam ser implementadas e que gerem valor ao negócio”, afirma.

O processo

Mais de 1.600 inscritos foram convidados para o Hangout com a Matec, um bate-papo dinâmico sobre inovação que deu aos candidatos a oportunidade de esclarecer dúvidas e conversar sobre a cultura da companhia. O objetivo da empresa nessa conversa foi conectá-la com todos os inscritos.

Em seguida, os candidatos que atenderam aos requisitos solicitados durante o processo seletivo participaram de um game com perguntas desafiadoras, propondo que o candidato pensasse “fora da caixa”. Após essa etapa, os concorrentes foram entrevistados pessoalmente na Matec.

Eles passaram uma tarde aqui na Matec, puderam acessar as pessoas, levantar e conhecer um pouco do nosso negócio e, ao final, apresentar um projeto de solução inovadora à presidência, diretoria e convidados da empresa”, relata Tabata.

Ela ressalta ainda que foi a primeira vez que se aplicou essa metodologia na companhia, e até então, os feedbacks foram positivos de ambos os lados. Após o processo, o resultado foi acima do esperado para a companhia, e, mesmo tendo apenas seis vagas em aberto, acabaram contratando o dobro.

A coordenadora de Gente & Gestão diz ainda que a Matec entende a engenharia como uma questão atrasada atualmente, e que é necessário gerar um impacto em todo o setor. “Queremos uma mudança no mercado e acreditamos que isso tem de vir desde a formação. Toda essa vontade dos jovens, somada ao nosso conhecimento profundo do negócio, faz uma mistura interessante que provoca a desconstrução do modelo atual e nos faz buscar essa mudança na qual tanto acreditamos”, complementa.

Os novos estagiários começaram as atividades em outubro, integrando um time que atuará nas áreas estratégicas de engenharia com a missão de propor soluções inovadoras. Tabata reitera que em breve o programa será desenvolvido e aperfeiçoado ainda mais.

“A proposta é viva, e queremos aprimorar e retroalimentar esse primeiro piloto. As mudanças hoje são muito rápidas, de forma exponencial. É fundamental acompanhá-las, e sabemos que é um desafio constante reinventar nossos processos e programas nesta época de mudanças de era”, conclui ela.

Fonte: Profissional & Negócios 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s