Apaixonado por colaboração social? Nós também! Conheça os motivos!

apaixonado-colaboracao1A palavra “colaboração”, por si só, já oferece um quê de apaixonante desde seu significado. Estampada em dicionários como um “trabalho feito em comum com uma ou mais pessoas”, uma “cooperação, ajuda, auxílio”, uma “ideia que contribui para a realização de algo ou para ajudar alguém”, ou um “conjunto de colaboradores”, a essência das definições nos mostra que o trabalho cooperativo pode trazer muito mais resultados do que aqueles realizados de maneira isolada.

Mas a verdade é que existem inúmeros benefícios de uma sociedade conectada e colaborativa, e no ambiente de trabalho o cenário não poderia ser mais favorável. Aqui vão alguns dos motivos pelos quais nós, do BWG, somos apaixonados por colaboração social:

1º MOTIVO: UNIÃO DE EQUIPE

Saber trabalhar em equipe sempre foi um requisito fundamental para novas contratações. Porém, nos dias de hoje, não basta apenas respeitar o espaço do colega, mas também saber como dividi-lo, de forma que todos sejam capazes de aprender uns com os outros e complementarem-se entre si. Compartilhar experiências e expectativas torna-se cada vez mais relevante para criar cenários mais expansivos, com funcionários comprometidos e engajados com a equipe. Nada de competições: enquanto um explora uma área, o outro traz novidades sobre outra. No final, o conhecimento será de todos. E isso, é colaboração social!

 

2º MOTIVO: OPORTUNIDADES

É bem verdade que estamos passando por constantes transformações no universo corporativo, uma vez que as tecnologias vão sendo inseridas em nosso cotidiano de maneira jamais vista antes. Com isso, surgem também as ferramentas de colaboração social, que se tornam oportunidades únicas tanto para funcionários, que descobrem uns com os outros os pontos de melhoria de seus trabalhos, quanto para os gestores, que estão sempre próximos dos colaboradores, à disposição para ouvir e melhorar situações do dia a dia, de forma muito mais rápida e eficiente. Quando todos estão dispostos a aceitar e sugerir mudanças, as oportunidades passam a ser ilimitadas!

 

3º MOTIVO: APRENDIZADO

Quando falamos em redes colaborativas, muitos podem associá-las aos serviços como o Wikipedia, para coleta de informações, ou mesmo aos vários existentes para turismo e locomoção, porém, quando falamos em ambiente de trabalho, elas são descobertas relativamente novas. Neste contexto, elas surgem principalmente como novos meios de comunicação interna, onde os funcionários têm participação ativa e sentem que são ouvidos dentro da organização. E para chegar neste sentimento de valorização do trabalho a partir de ferramentas colaborativas, é preciso, antes de tudo, que exista um incentivo e treinamento dentro da empresa, já que, muitas vezes, o que falta é o conhecimento de como esses novos processos podem, de fato, melhorar o ambiente organizacional. Com boas medidas, adotam-se boas tecnologias, bons aprendizados e formam-se excelentes profissionais.

 

4º MOTIVO: MENOR CUSTO

Conhecimentos compartilhados já fazem com que a colaboração social seja de extrema relevância para as empresas, mas, além de tudo, também há a questão da economia. Sabe aquela velha história de que “tempo é dinheiro”? Nesse caso, tem tudo a ver, já que, muitas vezes, perdemos minutos ou horas de nosso dia com tarefas simples, que poderiam estar sendo otimizadas através de uma ferramenta mais inovadora. Com a colaboração social, ao invés de priorizar viagens, reuniões presenciais e deslocamentos desnecessários, a empresa poderá se planejar quanto aos seus objetivos e deixar todos informados em tempo real para que, assim, poupem custos no dia a dia.

 

5º MOTIVO: MAIOR PRODUTIVIDADE

Além do custo ser menor quando existe o aproveitamento da colaboração social, há, ao mesmo tempo, uma maior produção, uma vez que o tempo é dedicado somente ao que realmente resultar em produtividade, de maneira mais dinâmica, interessante e compartilhada. É importante, também, que os gestores saibam como criar um ambiente de inteligência coletiva, incentivando e instruindo todos a utilizarem da melhor maneira as redes colaborativas. Assim, se todos os colaboradores de uma empresa, com todas as suas diferenças e seus conhecimentos, unem-se para trabalhar em um projeto e sabem como podem melhorá-lo, a produtividade será sempre maior.

 

6º MOTIVO: RESULTADOS

É inegável que agir de acordo com as tendências da colaboração social faz com que todos os envolvidos se apaixonem por esta nova forma de se comunicar também no trabalho, com processos muito mais bem planejados e direcionados. Assim que a equipe estiver engajada, uns mais próximos dos outros de maneira acessível e unida, a partir do momento em que surgem oportunidades para gestores e colaboradores, em que começam novos aprendizados a partir de tecnologias, em que há a redução de custos e o aumento de produtividade, os resultados positivos se tornarão consequências cada vez mais frequentes para todos.

 

E para você, qual é o principal motivo para ser apaixonado por colaboração social? Ainda não conhece nossas ferramentas? Entre em contato com a gente e saiba como usufruir de todos esses benefícios e colocá-los em prática na estratégia da sua empresa!

 

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/4bee-rede-social-corporativa/apaixonado-por-colaboracao-social-nos-tambem-conheca-os-motivos/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s