OS 5 INDICADORES DE RH MAIS IMPORTANTES

indicadores-rhImagine a seguinte situação: o setor de Recursos Humanos  da sua empresa trabalha intensamente para efetuar as melhores contratações e manter uma folha de pagamento justa e satisfatória e, ainda assim, os resultados da organização estão abaixo do desejado. Não é difícil perceber que há algo errado com o capital pessoal da empresa com certeza um ou mais fatores relacionados aos colaboradores e seu desempenho têm prejudicado o alcance ou a manutenção do sucesso.

Os indicadores de RH são instrumentos de monitoramento e avaliação que permitem uma análise completa e aprofundada de informações atuais e sua comparação com dados anteriores, para a construção de
um diagnóstico fiel e eficaz da situação organizacional.

A utilização correta e efetiva dos Indicadores de RH é um desafio, uma vez que cada empresa possui características únicas que vão determinar quais são os indicadores mais pertinentes e como tratar as informações obtidas ali. É importante lembrar que os dados não trazem conclusões e, menos ainda, orientações sobre como agir, mas apenas apontam informações que podem ser sintomas de falhas e fragilidades. Conheça os principais indicadores de RH e entenda como aplicá-­los no dia a dia da sua organização.

TURNOVER

O Turnover, ou índice de rotatividade, é o indicador que avalia se as taxas de entrada e saída de funcionários estão estáveis e, principalmente, dentro de uma média esperada e aceitável. É uma forte referência para a medição da saúde organizacional e turnovers elevados indicam que a organização precisa rever alguns de seus valores e posturas para conseguir manter seus colaboradores  profissionais com mais tempo de casa absorvem as práticas e têm mais chances de otimizar os resultados, uma vez que já internalizaram os valores, metas e modo de trabalhar da empresa.

ABSENTEÍSMO

O absenteísmo refere­se aos atrasos e faltas frequentes dos funcionários e a sua medição e acompanhamento é um dos indicadores de RH mais importantes, uma vez que apresenta de forma transparente e objetiva dados sobre a motivação individual, que é, reconhecidamente, um dos fatores mais relevantes na produtividade. Assim, é essencial comparar e avaliar os dados dos funcionários ao longo dos meses, observando a quebra de padrões de normalidade.

banner-bwg-600x187

HEADCOUNT

Esse indicador diz respeito ao número de colaboradores de uma empresa e, claro, só funciona em comparação a marcadores anteriores. O número de funcionários vem crescendo, de forma orgânica e constante? Ótimo sinal, pois
pode significar um desenvolvimento da organização e um caminho em direção a melhores resultados. Por outro lado, a queda brusca ou mesmo a estagnação podem ser fatores preocupantes e devem ser analisados com atenção.

TREINAMENTO

Entre os Indicadores de RH, este tem grande impacto no diagnóstico geral na empresa e na elaboração de planos e metas. O investimento em treinamento, muitas vezes, pode ter a sua relevância menosprezada, mas com a adoção desse procedimento de avaliação, a empresa se obriga a sempre estar atenta à forma como prepara e treina seus colaboradores. O treinamento é essencial para a execução bem feita e eficaz das tarefas designadas e, portanto, este assunto deve ser uma preocupação constante dos gestores de RH

AVALIAÇÕES

Com periodicidade definida e previamente comunicada à equipe, os gestores podem e devem aplicar avaliações de desempenho, tanto da sua liderança quanto autoavaliações do desempenho de cada colaborador. A análise e comparação desses resultados ao longo do tempo é uma ferramenta poderosa e um dos indicadores de RH mais interessantes, pois mostra como as partes essenciais da organização, ou seja, a equipe de colaboradores enxerga o seu trabalho e o de seus superiores. Mudanças positivas devem ser comemoradas e almejadas, enquanto resultados negativos precisam ser revertidos com prontidão.
O sucesso de uma organização está profundamente relacionado com o desempenho de seus funcionários e, por isso, os indicadores de RH devem ser usados com inteligência e atenção, se configurando fortes aliados dos gestores na adoção de mudanças e na avaliação geral.

Fonte: I-hunter bloggif_580e021844191

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s