Veja quais segmentos empresariais devem contratar mais em 2017

contratandoEngenharia, alimentos, varejo, agronegócio, jurídico, cosméticos e beleza compõem a relação criada por profissionais de recursos humanos

A aproximação de 2017 reforça as esperanças de quem procura colocação no mercado de trabalho. Para que a busca seja objetiva, profissionais de recolocação profissional e gestores de carreira apontam segmentos com maior probabilidade de abrir postos de trabalho.
São eles: agronegócios, jurídico (especialmente nos ramos de contencioso, trabalhista e compliance), tecnologia, cosméticos e beleza, recursos humanos, engenharia, alimentos, varejo, exportação, farmacêutico, saúde (tanto indústria de equipamentos quanto serviços), e financeiro (especialmente para as áreas de seguros e riscos).
Consultora sênior de carreira na Thomas Case & Associados, Marcia Vazquez acrescenta que também é possível apontar áreas de atuação que serão mais demandadas em 2017.

Segundo ela, contabilidade e auditoria, marketing digital, gestão de negócios e pessoas, logística, vendas técnicas, qualidade e planejamento estão entre as que terão maior procura de profissionais. “O aumento na demanda será acompanhado por acréscimos salariais interessantes nessas áreas”, diz.
Os consultores afirmam que a área de tecnologia continuará abrindo vagas para engenharia de software, web, mobile, internet das coisas etc.
Diretor da Talenses, Rodrigo Viana diz que em termos de volume de oportunidades, o próximo ano será um pouco melhor que o atual. “Mas ainda estaremos longe de conseguir suprir a demanda reprimida existente no mercado.”
Segundo ele, segmentos como o de bens de consumo e de serviços não pararam de contratar mesmo na crise, embora em volume menor. “Olhando para o setor de bens duráveis, destaco o segmento de vestuário, que tem movimentação constante. As pessoas precisam se vestir, o valor do tíquete médio pode baixar, mas vai continuar movimentando a economia.”banner-bwg-600x187
Viana aponta como áreas de contratação forte em 2017 as de marketing digital e compliance.
Vale lembrar que o curso de compliance é voltado para profissionais com formações diversas e não somente advogados. Instituições de ensino como Ibemec, Insper, FIA e Fundação Getúlio Vargas estão entre as que oferecem a formação.
O advogado conta que a atividade, além de atender questões relacionadas à prevenção contra corrupção corporativa, também pode ser exercida em outras áreas. “Podemos falar em compliance trabalhista, ambiental, tributário, antitruste etc”, afirma.

Coach e gestora de carreiras, Andrea Deis diz que existem profissões que independentemente da crise são essenciais, outras são modismos, e há as que são tendência mercadológica. “Não se pode fechar os olhos para as tendências, as mudanças são muito rápidas e contínuas. É preciso olhar atento ao hoje para manter a empregabilidade amanhã”, afirma.
Entre os desafios do futuro que indicam tendências de carreiras para 2017, a especialista aponta urbanização e infraestrutura. “A população crescente e o espaço geográfico delimitado fazem com que a preocupação em relação a sustentabilidade ambiental e a revitalização de espaços existentes criem oportunidades nas áreas de urbanismo, arquitetura e engenharia. Esses profissionais também terão de pensar em soluções relacionadas ao consumo de energia e água para manter a sustentabilidade do planeta.”
Tecnologia. Andrea comenta que o investimento em processos que otimizam custos das empresas também criam demandas. “Cinco segmentos prometem ter grande crescimento nos próximos anos: nanotecnologia, biotecnologia genômica, inteligência artificial, robótica e conectividade.”
A coach afirma que a preocupação com a estética corporal também deverá aumentar nos próximos anos e aquecer ainda mais o mercado. “Cuidados com beleza e saúde estarão em alta, demandando profissionais de medicina e estética. Além disso, o aumento da população idosa aponta para uma necessidade crescente de profissionais ligados à saúde.”

Fonte: O Estado de São Paulo bloggif_580e021844191

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s