A importância do Elogio

elogioNo trabalho estamos em constante contato com as pessoas, e um bom relacionamento interpessoal é fundamental para que o ambiente  seja saudável e produtivo, já que, assim como em todos os papéis que exercemos, o apreço profissional contribui para o entusiasmo na realização das atividades.

Nas empresas por onde passei, sempre que desenvolvemos projetos de treinamentos e obtive mais contato com a massa de trabalhadores, notei muito essa carência por parte deles. Um simples “bom trabalho”, “isso ficou muito bom” ou “parabéns” já seriam suficientes para muitos. Ainda há uma cultura ridícula e arcaica em muitos gestores de que “se elogiar, estraga”, péssimo pensamento, totalmente desalinhado com a gestão moderna de pessoas na minha opinião.

Você já recebeu um elogio ou reconhecimento sobre o desempenho de alguma atividade ou comportamento?

Em entrevista recente o professor de psicologia da PUC-SP, Carlos Amador Pereira, explicou: “Saber que o outro presta atenção aos seus atos, que tem carinho e preocupação com você, o faz investir na vida com afinco e responsabilidade e promove segurança interna”. No trabalho, tomar este conhecimento pode elevar os ânimos para a aceitação de novos desafios e propiciar melhores relacionamentos com colegas da empresa.

Para muitos, receber um elogio pode ser um momento desconfortável. Rejeitar o elogio pode transparecer insegurança e vulnerabilidade. “Se gabar” também não é a reação mais adequada, pois pode aparentar presunção. Neste momento, o ideal é agradecer de forma simples.

Você já reconheceu o valor do seu colega?

Elogie sempre que perceber um bom trabalho ou conduta. O elogio tem o poder de envolver diversos sentimentos. A autoestima, um sentimento diretamente relacionado ao recebimento de um elogio, quando estimulada reforça a sensação de autoconfiança. Deixe que os seus colegas saibam que os esforços e sacrifícios que dedicaram na execução de um trabalho foram notados e cruciais para seu sucesso.

Fique de olho nas boas práticas e pronto para elogiar, mas fazer isso também exige alguns cuidados. Comentar de forma exagerada pode parecer forçado. Fazê-lo de forma espontânea e diretamente para a pessoa é importante para que a mensagem seja transmitida da maneira certa. Faça sem esperar algo em troca. Espere apenas que seu elogio ajude seu colega a sentir-se valorizado, assim como todos nós gostamos.

Pratique o elogio nesta semana em todas as outras!

bloggif_580e021844191

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s