Como os cursos de Tecnólogos e EAD (Ensino à distância) são vistos pelas empresas?

ead1Quando se fala em fazer ensino superior, é comum pensar em uma rotina de estudo intensa, muitas horas de dedicação e empenho. E é verdade que o tempo fica mais apertado, as horas de sono mais curtas e o cansaço aumenta, mas, atualmente, existem opções mais leves para quem precisa se formar profissionalmente, como os Cursos Tecnólogos e EAD (Ensino à Distância). Você sabe como estes cursos são vistos pelo mundo corporativo?

Os Cursos Tecnólogos duram de 2 a 3 anos, são oferecidos por Faculdades e Universidades Públicas e Privadas e tem como foco a formação de analistas, supervisores, gestores e coordenadores. Abordam os conteúdos de maneira focada na área de atuação por teoria e prática, com pesquisas de campo, atividades em laboratório e apresentação de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Já o Ensino à Distância, envolve diversas modalidades de educação, que podem ser: curso de idioma, livre, tecnologia, superior, pós-graduação e muitos outros. O conteúdo é aplicado por vídeoaulas, textos, fóruns de discussão, testes online e atividades extras. No caso dos cursos de formação superior e pós-graduação, geralmente, também é exigida a execução do TCC.

Em 2013, segundo o Censo da Educação Superior, 13,6% das matrículas universitárias foram em cursos tecnólogos e estima-se que em 5 anos, a quantidade de alunos de ensino online seja o dobro.

Acompanhando a conquista de espaço que estas modalidades de formação alcançaram, as exigências requeridas nestes cursos existem. Assim como nos cursos presenciais e convencionais, possuem exames, trabalhos, notas mínimas, atividades extra-curriculares, frequência e apresentação (no caso dos Tecnólogos presenciais).

Com o surgimento de novas profissões no mercado e da necessidade de novas competências profissionais, cada vez mais as companhias e instituições estão abertas para receber pessoas com estes diplomas, já que a metodologia de ensino desenvolve profissionais com conhecimentos mais focados nas necessidades do mercado de trabalho.

Além da percepção positiva dos profissionais de Recursos Humanos, hoje, os cursos Superiores EAD e Tecnólogos de diversas instituições de ensino são reconhecidos pelo MEC e equiparados pela legislação com cursos presenciais e de longa duração.

O ensino Superior Tecnólogo e à Distância se tornaram, com esta renovação da maneira de profissionalização, alternativas igualmente valorizadas pelas empresas e permitem educação de qualidade, equilíbrio com a vida pessoal e profissional e custos menores.

 

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s