Consultora que já avaliou mais de 4.000 currículos lista os 5 erros mais irritantes

curriculoErros extremamente comuns e facilmente evitáveis

Embora não seja tudo, o currículo é fundamental na busca por um novo emprego, e erros no mesmo podem ser fatais. Ao mesmo tempo, nem todos sabem realmente como montar um currículo sem uma consultoria especializada.

Desde 1990, Tina Nicolai trabalhou com recrutamento em grandes empresas como a Disney, onde encontrava falhas graves em parte do material. A partir dessas experiências, lançou uma empresa para lidar justamente com esse problema e, desde então, já leu mais de 40.000 currículos.

A fundadora do Résumé Writers’ Ink falou ao Business Insider sobre os 5 erros mais irritantes que encontrou em boa parte dos currículos que recebia.

Confira:

1. Relaxo

Deixar de prestar atenção a detalhes, segundo a especialista, é o maior erro encontrado em currículos. Ela disse ter visto muitos erros de digitação, informações velhas ou irrelevantes e formatação pouco profissional.

2. Resumos longos demais

Escrever resumos pessoais em linguagem muito formal e com muitos adjetivos é problemático. A dica é listar alguns pontos chave e separar uma parte para reconhecimentos por metas cumpridas.

3. “Responsável por”

Iniciar frases com essas palavras, de acordo com a especialista, é “preguiçoso”. Para os recrutadores, isso pode dar a entender que as atribuições para cada função exercida não necessariamente foram cumpridas. Essa frase “não mostra que o candidato obteve sucesso nessas funções”, disse a especialista. Explique, portanto, o que de fato foi desenvolvido.

4. Muitos jargões

“Fora da caixa”, “trabalho em equipe” e “comunicativo” são palavras presentes em basicamente todos os currículos mas que, em excesso, podem ser prejudiciais à leitura. Pessoas que realmente sabem resolver problemas conseguem sintetizar essas habilidades com outros termos, de acordo com Tina.

5. Formalidade excessiva

Ser formal demais no currículo faz com que o mesmo não seja atraente e prejudica a interpretação da personalidade do candidato.

 

Fonte: Infomoney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s