Criatividade nas empresas para superar a crise

Para ter criatividade nas empresas, estabeleça prioridades, reveja projetos e encontre recursos internos para manter a saúde do corpo e do cérebro

Para ter criatividade nas empresas, estabeleça prioridades, reveja projetos e encontre recursos internos para manter a saúde do corpo e do cérebro

Criatividade nas empresas: é preciso apelar para a originalidade
De uns tempos para cá, a palavra “crise” salta aos olhos para qualquer lugar que se olhe, seja na economia, nos valores éticos e sociais e nas instituições.
Estabelecer prioridades, rever projetos e encontrar recursos internos para manter a saúde do corpo e do cérebro são itens de sobrevivência à crise.

Use a criatividade a seu favor. Procurar fazer as coisas exatamente da mesma maneira como se fazia em outras ocasiões é arriscado. É preciso apelar para a originalidade, uma qualidade que muitas pessoas não estão habituadas, mas que pode ser incorporada ao dia a dia. E a neurociência aposta que é possível favorecer os “insights” com a ajuda de algumas técnicas simples.

Uma delas é aprender sobre o tema a respeito que exige uma ideia brilhante. Afinal, para formular um planejamento complexo ou elaborar uma estratégia, é indispensável pesquisar com antecedência para ser original.

Depois de mergulhar no problema, a melhor maneira de chegar a uma solução criativa é parar de pensar conscientemente sobre o assunto. Muitas situações cotidianas podem ser resolvidas num devaneio ou enquanto realiza uma tarefa diferente.

Criatividade nas empresas: exercite o pensamento criativo

Aumentar a fluência: trata-se de você poder gerar um conjunto de ideias diferentes, conduzindo todos os pensamentos possíveis. Não se trata de acumular ideias sem mais nem menos e sim de ver as possíveis abordagens de um acontecimento ou uma determinada circunstância do cotidiano. Desafios que estimulem o pensamento lateral poderão ajudá-lo. Enigmas, jogos de memorização e o jogo da Cachola.

Aguçar a sensibilidade para captar diferenças: uma chave pode ser o tipo de pergunta que você faz. Busque a exceção da regra, a diferença entre dois grupos de coisas, conceitos, etc. esta habilidade aponta para o fato de poder otimizar e enriquecer um tema. Para praticar, pratique o jogo dos sete erros, kakuro e pirâmide numérica.

Cultive a originalidade: desenvolva uma visão engenhosa diante de uma situação específica. A originalidade está muito relacionada à sensibilidade perante os problemas e implica um exercício de autoconhecimento e um passo adiante na relação com o mundo a partir de si mesmo. Para praticar, jogue palavras cruzadas, anagramas e kakuro.

Fomente a flexibilidade: de que servirá acumular ferramentas criativas em uma lista se você não decide entender a variabilidade que existe entre uma perspectiva e outra, uma vez que se põe uma ideia em prática? Exercite com monogramas, jogos de memória e quebra-cabeças.

Treine seu cérebro: com exercícios específicos para potencializar as habilidades cognitivas, o SUPERA, rede de academias de ginástica cerebral, promove atividades lúdicas para estimular o cérebro. Dinâmicas em grupo, jogos de lógica, cálculos com o ábaco e apostilas com desafios são algumas da atividades desenvolvidas em sala. Com o acompanhamento individual de educadores preparados e especializados em ginástica cerebral, o aluno aprimora capacidades necessárias para o bom desempenho na vida acadêmica ou profissional.

Leia mais sobre criatividade, aqui.

 

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

 

Unidade Atibaia

Al. Prof. Lucas Nogueira Garcez, 2000 – Jd. Paulista – Atibaia – SP

Telefone: 11 2427 6377

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s