FOCO EM RESULTADOS É A ATUAL “DOR DE CABEÇA” DOS LÍDERES

liderançaO momento desafiador da economia do Brasil tem se refletido no foco de líderes de empresas do País.

De acordo com pesquisa apurada por Fábio Eltz, coordenador do Núcleo Técnico da Integração Escola de Negócios, com a pressão maior, os profissionais que ocupam cargos de liderança estão imediatistas e ainda mais preocupados com resultados, como apontou 19% dos executivos consultados, durante dinâmica presencial por meio do método Metaplan. As tarefas de motivar a equipe e transmitir valores consistentes aos colaboradores, por exemplo, aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

“Esse cenário é compreensível, mas resultado deve ser considerado como a última etapa do processo nas prioridades do líder. Antes, é preciso trabalhar as pessoas, pensar à frente e interagir com a equipe de maneira assertiva. Noto que os líderes identificam corretamente seu papel, mas o esquecem na correria do dia a dia”, explica Eltz.

Na visão de Eltz, um bom líder é aquele capaz de engajar a equipe na busca por resultados. Esse trabalho envolve a proximidade com o grupo, a disponibilidade para troca de ideias – entendendo que todos são parte fundamental do processo -, se colocar no papel de facilitador para que os colaboradores atinjam as metas e, acima de tudo,a conquista de autoridade e credibilidade por meio de exemplo e respeito. “Para cumprir bem essa função, é preciso que esse gestorpriorize o investimento de seu tempo e esforço no desenvolvimento de pessoas”, ressalta.

Qual é o papel do líder na atualidade?

 

Posição Papel do líder % de líderes que acreditam
1 Foco em resultados 19%
2 Motivador 13%
3 Valores consistentes 11%
4 Comunicação 8%
4 Inspirador 8%
4 Relacionamento 8%
5 Estratégico 7%
5 Coach 7%
6 Gestão de pessoas 4%
7 Inteligência emocional 4%
7 Influenciador 4%
7 Inovador 4%
8 Flexibilidade 3%

 

O coordenador na Integração Escola de Negócios destaca ainda que para atingir metas com sucesso as pessoas precisam estar motivadas e, nesse processo, se dedicar a entender formas eficazes de engajamento dos colaboradores é tarefa fundamental, principalmente no mercado de trabalho atual, com empresas formadas por equipes mistas, integradas por profissionais dediferentes gerações e perfis. “Muitos líderes afirmam estar tão concentrados na operação que não tem tempo para pensar no futuro e no desenvolvimento da área”, ressalta.

Ciente deste cenário, a Integração Escola de Negócios lista abaixo três pontos de atenção para estabelecer uma liderança mais eficiente:

  1. Capacitação – Pessoas capacitadas e satisfeitas produzem mais e melhor, então invista tempo e recursos no preparo e na motivação da equipe;
  2. Resultados – Sim, foque em resultados sempre, mas não se esqueça do esforço necessário para atingi-los. O resultado não nasce quando acontece. É fruto do esforço do líder e de sua equipe em preparar as condições adequadas para chegar até ele;
  3. Planejamento – Não se esqueça do amanhã. Obter resultados é uma tarefa árdua, então é preciso reservar um tempo para planejar os próximos passos. O futuro chega muito rápido.

Sobre o mapeamento–A pesquisa coordenada por Fabio Eltz considerou a opinião de 181 líderes de 69 diferentes companhias do País e foi realizada entre os meses de outubro de 2015 e junho de 2016, durante treinamentos de Liderança promovidos pela Integração Escola de Negócios, por meio da metodologia Metaplan (técnica que promove o levantamento de ideias em grupos e as classifica por meio da análise coletiva, categorizando todas as ideias até formar uma lógica).

 

 

Fonte: Perspectiva Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s