Como assim posso ir ao salão de beleza no meio do expediente?

Alameda Saber Viver, na fábrica da 3M Brasil em Sumaré/SP

Alameda Saber Viver, na fábrica da 3M Brasil em Sumaré/SP

Ambientes inovadores e culturas mais flexíveis se tornam mais presentes no cotidiano das organizações

Escritórios inovadores, jornadas de trabalho mais flexíveis, mais atenção à qualidade de vida. A geração dos chamados Millennials vem reconfigurando vários conceitos, entre os quais está o de trabalho. Esses jovens buscam mais tempo para cuidar de seus projetos pessoais, querem trabalhar em ambientes agradáveis e esperam das empresas mais que um salário no final do mês. O grande desafio das empresas hoje é redefinir suas culturas para abrigar não só esses novos profissionais, mas o modelo de organização que vem se desenhado a partir deles.

Companhias posicionadas fortemente pela inovação, como é o caso das empresas de tecnologia do Vale do Silício e outras gigantes da internet, são sempre lembradas por estarem na vanguarda desse “Millennials way of life”. Os escritórios coloridos do Facebook, o home-office do Buzzfeed e as “casas Google” são alguns exemplos. Mas quando a essência produtiva da empresa está assentada num modelo mais tradicional de produção, do qual não é possível se desvincular, como atender a essas demandas das novas gerações? Como fica o chão de fábrica nessa história toda?

A 3M é uma companhia que traz a inovação em seu DNA e é de lá que trazemos um exemplo muito interessante sobre esse aspecto. Mais precisamente de sua fábrica em Sumaré/SP, onde, em abril deste ano, inaugurou a Alameda Saber Viver. Trata-se de um espaço de serviços diversos dentro do complexo industrial que pode ser utilizado pelos funcionários a qualquer momento. Funcionam lá salão de beleza e barbearia, hortifruti de produtos orgânicos, van com opções de açougue e outros alimentos congelados e produtos de papelaria.

A ideia veio da necessidade de trazer mais facilidades para os funcionários, de modo a melhorar a qualidade de vida e fazer com que eles tenham mais tempo de qualidade com suas famílias. Isso traz maior satisfação, maior engajamento dos funcionários com a empresa e consequentemente maior retenção”, explica Fernando Valle, que é o diretor de Recursos Humanos da 3M Brasil.

Flexibilidade no chão de fábrica

A Alameda Saber Viver é um espaço fundamental para a viabilização de um outro programa da 3M Brasil, o Flexability. Como o próprio nome diz, é dedicado a flexibilizar o dia a dia do funcionário para que ele possa também resolver seus assuntos pessoais ao longo da semana, além de permitir o home office.

Em Sumaré, no entanto, a maior parte dos colaboradores é da área de manufatura e uma rotina flexível, com trabalho remoto ou saídas do complexo no meio do expediente são inviáveis. Como incluir essas pessoas e dar a elas os mesmos benefícios concedidos a quem atua no setor administrativo? A Alameda veio suprir essa lacuna.

“Como poderíamos flexibilizar o dia a dia dele? Trouxemos a Alameda com diferentes conveniências: loja, salão de beleza, banquinha de comida, para todo o público 3M, de estagiário a terceirizado”, explica Carolina Duarte, especialista de marketing corporativo da 3M do Brasil.

Os impactos gerados

Como assim posso parar meu trabalho no meio da tarde e ir ao salão de beleza? “Eu acho que no começo as pessoas até ficaram um pouco receosas. Nossa, como meu chefe vai ver isso? Mas isso tem sido levado de uma maneira natural. Levantar para fazer sua unha não é um problema para você nem para quem está ao seu lado”, explica Carolina.

Gabriela Ferreira, especialista de RH da 3M Brasil acrescenta que “no começo tinha muita resistência do colaborador mais antigo, dúvidas e a resposta era sempre: ‘Sim, você pode’. Mesmo assim, a gente tinha um boom no salão na entrada de turno e no horário de almoço. A partir da quarta semana, começou a ficar mais estendido o horário do salão. As pessoas estão usando em horário normal“, destaca.

 

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s