Tudo por um bom ambiente: empresa investe pesado para poder contar com colaboradores engajados e satisfeitos

acceraÉ um conceito comum nas empresas a importância de administrar e gerir seus colabores de forma motivacional e de modo que seus funcionários não fiquem descontentes ou estafados com o dia a dia no trabalho. Porém, muitas empresas pecam ao escolher suas ações, por não estudar exatamente as necessidades de seus colaboradores traçando um perfil de carências.

A empresa Accera, no Rio Grande do Sul, decidiu investir no ambiente de trabalho de forma geral, buscando alcançar todos os seus funcionários, com métodos aplicados a cada grupo, ou seja, ela categorizou seus empregados e analisou como poderia ajudá-los a transformar a empresa em um lugar melhor para trabalhar. Jogos, interações, cafés da manhã, folgas e bancos de hora fizeram parte da estratégia.

Os resultados, em números, foram a queda pela metade do turnover e o aumento de 50% da produtividade. Somando o ótimo ambiente para trabalhar com as oportunidades de crescimento interno, além da experiência de novos conhecimentos, por meio de programas de capacitação, a empresa passou a ser considerada uma das melhores da área de TI para se trabalhar no estado.

Entre os projetos de melhorias no ambiente, estão o “Day Off”, que é um dia de folga para o aniversariante, e o “We Love Monday”, que oferece um café da manhã saudável servido sempre às segundas-feiras, para que a semana não comece com aquele clima pesado e desmotivado comum ao primeiro dia da semana.

Para melhorias de conhecimento e habilidades, os programas são o “Projeto 24 horas”, cuja iniciativa é criação e entrega de um projeto comum (esse programa é realizado duas vezes ao ano), e também o “O que você faria…”, que garante a contante inovação da Accera.

Os gerentes não ficam de fora: as últimas sextas-feiras de cada mês são datas do “Programa de formação e desenvolvimento de líderes”, com diversas atividades e interações, e há um encontro anual externo de dois dias também para os gerentes, para alinhamento de estratégias, integração e capacitação.

Segundo Laura Marcolino, membro da equipe de projetos corporativos e RH Estratégico da Accera, o aumento de 50% na produtividade da empresa é medido por um levantamento interno batizado de “horas boas”: “Mediante o registro em um sistema interno de todas as horas de trabalho de cada colaborador, alocando suas atividades em projetos que estão em andamento ou em atividades de rotina, avaliamos aquilo que consideramos horas empregadas em atividades que geram renda direta para a empresa. Percebemos um aumento, com base nesses dados, na produtividade da nossa equipe”.

Quando o assunto foi a queda do turnover, ela cita a mesma pesquisa, que aponta que o colaborador ganha mais um real motivo para querer permanecer na empresa, além das possibilidades mútuas de crescimento: “Pode-se dizer que a queda de turnover foi a combinação de um clima agradável de trabalho com a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e melhorar o desempenho”.

Diferentes perfis

Para Laura, o grande número de projetos significa que “a Accera dispõe de um grupo de colaboradores com formações distintas, que atuam em áreas diferentes”.

Marcolino exemplifica como teve de lidar com esses diferentes perfis de profissionais: “Enquanto os colaboradores que atuam na área de CTI rezam pelo uso constante de tecnologia de ponta e espaço para inovação, os colaboradores de Customer Service são mais jovens, exigem mais descontração, curtem o happy hour mensal, o videogame e a sinuca. Já os colaboradores das áreas de Consultoria prezam pela flexibilização de horários, benefícios relativos às longas viagens e períodos longe de casa, como o programa que chamamos “Milhas Acceráticas”, que oferece horas de folga com base nas distâncias percorridas em viagens”.

A Accera realiza uma pesquisa trimestral de clima organizacional, e, ao longo de 2015, a média de satisfação com a empresa ficou em 8,2.

Laura Marcolino ressalta a importância dos programas inseridos internamente e as conclusões às quais a empresa chegou ao apurar os dados das mudanças. “Percebemos aumento, com base nesses dados, na produtividade da nossa equipe. Entendemos que, quanto mais investimos em melhorias no ambiente de trabalho, melhor é o desempenho do nosso colaborador, e consecutivamente, da empresa.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s