Quais são suas competências mais fortes?

competenciaVeja e faça o teste proposto pelo professor Marcelo Veras

Na capa da edição de março da revista Você S/A, publicaram as  20 competências essenciais para ser um bom líder. A reportagem se baseia em uma pesquisa feita pelo professor e presidente da Inova Business School Marcelo Veras, que conversou com mais de 170 executivos nos últimos anos para ver o que era importante, na opinião deles, para o próprio sucesso profissional. Claro que ninguém vai ter todas as 20 competências igualmente desenvolvidas, mas algumas mais fortese outras mais fracas. Quais são elas e como desenvolvê-las você vê em nossa reportagem.

Mas tão importante quanto desenvolver competências, é saber quais são naturalmente seus pontos fortes e em quais você precisa prestar mais atenção. Para isso, Marcelo oferece em seu site um sistema de avaliação 360º online. Funciona assim: primeiro, você faz uma autoavaliação em relação a uma série de competências, dando uma nota para  si mesmo em cada quesito.  O próximo passo é dividir o mesmo questionário (mas não as suas respostas) com pelo menos 12 pessoas, que devem te avaliar nessas mesmas competências. Você poderá ver as médias que elas deram, mas não quem respondeu o quê. “Essa avaliação é importante para a pessoa ter ideia do quanto ela está sabendo se conhecer ou não”, diz Marcelo.
De acordo com ele, se a diferença entre sua média e a média dos respondentes for maior que 0,5 (tanto para cima quanto para baixo), isso é sinal de que você não se conhece tão bem quanto acha. Às vezes, o problema está em nos acharmos bem piores do que na realidade somos, ou seja, subestimamos nossas próprias capacidades. Por outras, podemos estar com excesso de autoconfiança em alguns quesitos. “A avaliação 360º permite essa reflexão, além de ser um bom primeiro passo para você ver onde pode começar a dedicar mais energia no seu momento de carreira”, diz Marcelo. A ideia é escolher 3 ou 4 competências mais importantes e trabalhar em cima delas. Você pode acessar o teste aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s