Psicoterapia X Coaching

Percebo na minha rotina profissional que, muitas vezes, existem dúvidas e certa confusão com relação aos temas Psicoterapia e Coaching; sobre a proposta e o processo de cada um. Desta forma, me coloquei o desafio de desenvolver nesta matéria um paralelo entre ambos, mas confesso que não foi tão simples assim, visto que estamos falando do trabalho relacionado ao comportamento humano nas duas situações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching: “Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

O processo de Coaching busca contribuir para que o cliente atinja seus objetivos e promova melhorias em sua vida, sendo que esses objetivos podem se referir a mudanças comportamentais, relacionamentos, vida profissional, desenvolvimento de competências, bem-estar e qualidade de vida, saúde, entre outros temas que, grosso modo, podemos dividir em 2 grandes caminhos de atuação: o Executive Coaching e o Life Coaching.

Todas as metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas no processo são práticas, validadas cientificamente e desenvolvidas em um período de tempo determinado, geralmente acordado em 10 encontros.

Por outro lado a Psicoterapia se utiliza da fala, do trabalho verbal, como grande recurso para sua prática e demanda um tempo indeterminado, visto a singularidade de cada processo.

A Psicoterapia consiste na busca de uma compreensão mais ampla e profunda do existir do paciente a partir da queixa trazida pelo mesmo. Juntos, psicoterapeuta e paciente trabalham essa compreensão para que as dificuldades possam ser superadas a partir da elaboração e/ou construção de novas escolhas e sentido de vida. É a ocasião propícia para que a história do paciente seja revelada, cuidada, muitas vezes re-significada no aqui-agora para um projeto de futuro mais saudável e realizador.

A proposta, na linha em que atuo (Fenomenologia Existencial) é a de que o paciente assuma uma postura ativa dentro do processo, apropriando-se de sua vida de forma mais responsável, encontrando maneiras mais saudáveis de relacionamento consigo e com o mundo, aprendendo a cuidar de forma criativa de sua existência.

Ou seja, tanto a Psicoterapia quanto o Coaching intencionam oferecer um processo de cuidado e realização, mas percebo que o Coaching tende a ser mais focado em uma demanda específica, com prazo para resultados e um olhar mais direcionado para o futuro enquanto tempo de trabalho; já a Psicoterapia se inicia por uma queixa específica, mas se expande, por isso não trabalha com prazos determinados e utiliza do jogo entre passado, presente e futuro para o seu desenvolvimento efetivo.

Fica evidente que são propostas e processos diferentes, porém entendo enquanto serviços complementares e não excludentes, visto que um não se sobrepõe ao outro. Cabe a cada paciente/cliente identificar suas necessidades e desejos para, então, acolher o serviço que se fizer mais adequado ao seu momento de vida. Sem dúvida, através de um dos caminhos ou dos dois caminhos simultaneamente, o paciente/cliente encontrará a oportunidade de se beneficiar de serviços tão únicos, voltados ao cuidado com o Humano.

Para saber mais a respeito do processo de Psicoterapia e proposta de parceria com empresas, entre em contato. Aproveito para agradecer a Karina Mazza (Coach) e a Acorde Coaching, ambos parceiros especiais de trabalho, que colaboraram para o desenrolar desta matéria.
Maria Amélia Aderaldo – CRP: 06/74257
Psicóloga Clínica e Hospitalar

Profissional com Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia), Especialização em Psicossomática (Facis-Ibehe) e Graduação em Psicologia (UniFMU); além de diversos cursos voltados à área de Saúde, com ênfase ao de Extensão em Drogas e Aids: os desafios dos projetos preventivos (Cogeae-PUC).
Atuação Clínica a adolescentes, adultos e melhor idade em consultório particular (Atibaia) e clínica de Psicologia (São Paulo). Enfoque na abordagem fenomenológica.

(11) 9.9971-8648 / maderaldo25@gmail.com

Um pensamento sobre “Psicoterapia X Coaching

  1. Pingback: Psicoterapia X Coaching | Por trás do Divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s