5 comportamentos comuns aos profissionais de sucesso

gestora sucessoO caminho para o sucesso não se encontra em mapas; mas há características recorrentes em casos de sucesso que podemos estudar

Muitos profissionais dedicam um tempo imenso de suas carreiras à busca por fórmulas mágicas que lhes garantirão um lugar entre os vencedores. Se você tem feito isso, pare agora. O caminho para o sucesso não se encontra em mapas. Analisando perfis de pessoas que chegaram lá, no entanto, é possível identificar alguns comportamentos que são comuns a todos eles. Adotá-los, pura e simplesmente, não significa que, automaticamente, você terá os mesmos resultados dessas pessoas. Mas minimizar a importância desses fatores, certamente, vai dificultar sua caminhada.

Elencamos abaixo cinco desses comportamentos e explicamos por que são importantes. Confira:

Resiliência

Independente da carreira que você escolha, muitas dificuldades aparecerão no caminho. Em alguns casos, não serão meros obstáculos, que você poderá simplesmente saltar. Grandes muralhar podem se impor à sua frente e derrubá-las vai exigir muita disposição. Desistir diante das dificuldades é algo que não existe para os profissionais de sucesso.

Princípios claros

A vida é feita de escolhas. Na carreira, não poderia ser diferente. Por isso, é fundamental que você tenha, de maneira muita clara, os princípios que vão orientar suas decisões. Ao longo de sua trajetória, vão surgir “propostas tentadoras”, “negócios da China”, “parcerias irrecusáveis”, “facilidades” e outras coisas que colocarão à prova a fidelidade que você tem às suas convicções. Nenhum profissional de sucesso chegou ao lugar mais alto do pódio abrindo mão daquilo que acredita ser a coisa certa a fazer.

Cabeça nas nuvens, pés no chão

Esse tópico, a princípio, pode parecer um tanto confuso e contraditório. Mas faz todo sentido. Todo profissional de sucesso tem foco em seus objetivos, mas sempre mantém a cabeça aberta. Isso é fundamental para que sua percepção do mundo e dos movimentos do mercado não sejam comprometidas. Manter-se sempre aberto a novas ideias é muito importante para não se tornar um profissional ultrapassado.
Começar pequeno, pensar grande

Tenha humildade para reconhecer suas limitações. Isso vai ser fundamental para que você consiga superá-las. Mas pense grande, sempre. O que você deseja tem muita força e é determinante para o que você vai conseguir.

Não tenha medo dos erros

Evite os erros. Mas não se desespere quando eles acontecerem. As falhas podem até atrapalhar um pouco os planos em algumas ocasiões, mas sempre deixam lições fundamentais para que você acerte no futuro. É necessário, no entanto, que você os encare como tal e busque os aprendizados sempre.

E então: já adotou algum desses comportamentos para sua vida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s