Entendendo a Psicoterapia

PsicoterapiaA abertura para Psicoterapia fala da busca pela compreensão das mais diversas queixas emocionais. É um processo que se inicia através da identificação de tal necessidade, determinação e procura do paciente pelo tratamento. As razões para esta procura são os grandes motivadores que constroem a possibilidade da terapia, porém, via de regra, tais razões estão ancoradas em outras tantas questões que compõem a vida, que para se aproximar demanda tempo e disposição para desatar os nós.

Na prática, as sessões ocorrem com a periodicidade mínima de um encontro semanal, com duração de 50 minutos cada e prazo indeterminado, visto a singularidade de cada caso.

A proposta é a de possibilitar ao paciente um espaço diferenciado para o desenvolvimento de seu processo de autoconhecimento. Este cuidado se dá através do encontro paciente-terapeuta e o trabalho de questões peculiarmente humanas, como: angústias, desejos, medos, entre outros sentimentos e sensações vinculados ao existir e à busca sentido na vida.

O lugar da Psicoterapia é o de movimentar tudo isso, de questionar, de colocar em jogo, de cuidar e compreender através da fala, sendo que o terapeuta atua como um facilitador para tais manifestações, se disponibilizando a acompanhar de forma bem próxima este caminhar.

A oportunidade de se (re) conhecer, na Psicoterapia, fala do saber de si mesmo, que acontece na aproximação com as próprias questões em uma relação de intimidade. A proposta é a de se comprometer em uma parceria na busca pela verdade do paciente; é a de construir um vínculo de confiança que ofereça a possibilidade de ouvir o que as emoções, comportamentos e relações têm a dizer; e a partir daí, elaborar caminhos saudáveis para ultrapassar as dores e dificuldades, transformando-as em oportunidade de crescimento.

É um contexto que não impõe restrições ou quaisquer limitadores para seu exercício, o que diz de um cuidado passível a todos, em todas as idades e momentos de vida. Desta forma, tenho buscado estender este serviço de Saúde através de uma proposta de parceria com empresas que visa o cuidado emocional de seus funcionários, como mais um “benefício” gerado pelo empregador.

Esta proposta intenciona oferecer atendimento psicológico com uma porcentagem de desconto aos funcionários que vierem indicados pela empresa parceira. Entre em contato e saiba mais a respeito do diferencial que esta parceria pode trazer à sua empresa e a seus colaboradores.
_MG_9012 (683x1024)Maria Amélia Aderaldo – CRP: 06/74257
Psicóloga Clínica e Hospitalar

Profissional com Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia), Especialização em Psicossomática (Facis-Ibehe) e Graduação em Psicologia (UniFMU); além de diversos cursos voltados à área de Saúde, com ênfase ao de Extensão em Drogas e Aids: os desafios dos projetos preventivos (Cogeae-PUC).
Atuação Clínica a adolescentes, adultos e melhor idade em consultório particular (Atibaia) e clínica de Psicologia (São Paulo). Enfoque na abordagem fenomenológica.

(11) 9.9971-8648 / maderaldo25@gmail.com

Um pensamento sobre “Entendendo a Psicoterapia

  1. Pingback: Entendendo a Psicoterapia | Por trás do Divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s