Contratar bom funcionário ou demitir funcionário tóxico?

chefetoxicoDemitir um funcionário tóxico pode ser mais vantajoso e lucrativo do que contratar um profissional mais caro

Um estudo recente da Kellogg School of Management, da Northwestern University, nos EUA, mostrou que demitir um funcionário tóxico pode ser mais vantajoso e lucrativo do que contratar um profissional mais caro.

A conclusão foi feita após análise de dados de 58 mil funcionários de 11 empresas, fornecidos pela consultoria Cornerstone.

Segundo o autor Dylan Minor, já existem muitos estudos que analisam as vantagens de se ter funcionários de alta performance, mas ainda são poucos aqueles que investigam os prejuízos que um funcionário tóxico pode trazer para a empresa.

Esse tipo de profissional geralmente cumpre metas e traz bons resultados no curto prazo – mas pode usar de maneiras moralmente e até eticamente condenáveis para alcançar os objetivos. No longo prazo, porém, esse comportamento pode trazer prejuízos com processos, manchar a reputação da empresa e também afastar outros bons funcionários da empresa que não se sintam bem em trabalhar com esse tipo de profissional.

Nota do Editor: Realmente, nas empresas onde passei, quase sempre necessário fazer planejamento, “downsizing” enfim demitir pessoas, nessa hora muitos fatores são considerados pelos gestores na hora de incluir alguém na famigerada “lista”. Mas é correto afirmar que a demissão de certas pessoas chamadas de “laranjas podres” no ambiente organizacional pode causar um grande efeito positivo, mudar comportamentos, melhorar ambientes e extrair o que há de melhor nas equipes, nunca é demais lembrar: Ás vezes, o problemas está dentro da organização através do comportamento de um indivíduo, uma pessoa somente, tem sim o “poder” de criar uma “onda negativa” e contaminar todo um ambiente, por isso que reconheço o estudo feito como correto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s