Estresse e o Mundo Corporativo

estresse-no-trabalhoSegundo o dicionário, estresse significa o conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, tais como: o frio, uma doença infecciosa, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativa e trepidante, entre outros. Pode ser causado por ansiedade e/ou depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição frente a um contexto ou condição que leva o indivíduo a experiências físicas e emocionais agudas ou crônicas.

O estresse pode se manifestar de diferentes maneiras, desta forma, é importante estar atento aos sinais: apatia, insônia, mania de perseguição, distúrbios no sono, irritabilidade, ansiedade, alteração de apetite, dificuldade de concentração e vigilância constante, tensões musculares, dores de cabeça frequentes, entre outros.

O último estágio de tais manifestações, ligadas à vida profissional, caracteriza o que definimos como Síndrome de Burnout: um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como “(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional”.[1].

Não é de se estranhar um quadro deste frente ao mercado de trabalho atual: mais e mais competitivo e em crescente busca por eficiência e resultados. Esta realidade somada ao uso das novas tecnologias (que permitem mobilidade e acesso 24 horas ao trabalho) e a uma economia em crise, sem dúvida aumenta a pressão e consequentemente o estresse relacionado ao âmbito profissional. É a grande epidemia do século XXI, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Portanto, torna-se cada vez mais necessária a conscientização das empresas para criação de um novo modelo de negócios na gestão de pessoas e saúde corporativa, com o desenvolvimento de práticas e ações que minimizem as causas do estresse; sendo que o desafio passa a ser não só a saúde física, mas principalmente a saúde emocional ligada a este contexto.

O fato é que colaboradores sem qualidade de vida no trabalho produzem cada vez menos, o que torna o cenário ruim para todos os envolvidos no processo. Cabe, então, entender os programas voltados à bem estar e qualidade de vida como um investimento e um grande aliado na prevenção de riscos mais significativos para empresa, como: doenças, custos relacionados, absenteísmo e turnover.

Ou seja, a promoção da Saúde no meio corporativo se traduz em colaboradores mais ativos, motivados, conscientes e comprometidos, produzindo mais em um ambiente de trabalho com maior qualidade; o retorno e o lucro são apenas consequência.

Desta forma, enquanto profissional de Saúde e pensando neste cuidado, elaborei uma proposta de parceria com empresas que visa a busca por qualidade de vida através da Psicoterapia. Entre em contato para saber mais a respeito.

Agora, fica apenas uma pergunta, e o que você e sua empresa estão fazendo para diminuir os altos índices de estresse no ambiente de trabalho?
_MG_9012 (683x1024)Maria Amélia Aderaldo – CRP: 06/74257
Psicóloga Clínica e Hospitalar

Profissional com Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia), Especialização em Psicossomática (Facis-Ibehe) e Graduação em Psicologia (UniFMU); além de diversos cursos voltados à área de Saúde, com ênfase ao de Extensão em Drogas e Aids: os desafios dos projetos preventivos (Cogeae-PUC).
Atuação Clínica a adolescentes, adultos e melhor idade em consultório particular (Atibaia) e clínica de Psicologia (São Paulo). Enfoque na abordagem fenomenológica.

(11) 9.9971-8648 / maderaldo25@gmail.com

Um pensamento sobre “Estresse e o Mundo Corporativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s