Perca o medo de falar em público

oratoriaVeja como você pode superar essa barreira e arrasar em grandes apresentações

Grande parte das pessoas teme falar em público porque não se sentem confortáveis com essa posição. Como ter uma boa comunicação na frente de grandes públicos é uma raridade dentro do ambiente comercial, tornou-se um diferencial importantíssimo em relação às outras pessoas. Comigo não foi diferente, antes de começar a dar aula tinha muitos receios e inibições, porém busquei diversos treinamentos e pratiquei bastante, quero compartilhar o meu roteiro de aperfeiçoamento com vocês, confira como você pode perder este medo:

1 – Pratique em frente ao espelho
Estude o conteúdo que irá falar na sua apresentação e pratique-o em frente ao espelho. Dessa forma, você pode identificar o que está bom e o que precisa melhorar em relação à linguagem corporal, além de prestar atenção na postura e na maneira como está falando. Pense em como deixar o discurso mais natural possível. Esse processo torna-se mais fácil. (Isso traz um ótimo resultado, tente!).

2 – Apresente o discurso para um amigo
Após suas primeiras correções em frente ao espelho, peça a um amigo que lhe dê um feedback sobre o seu desempenho. Você poderá perceber quais pontos ainda precisa melhorar, segundo o olhar de uma pessoa que poderia ser parte da plateia. Garanta-se que sua mensagem está sendo passada com sucesso e, principalmente, que está desenvolvendo a fala com coesão e clareza.

3 – Grave sua fala
Um bom método para se corrigir é por meio da gravação da própria fala. Faça seu discurso gravando-o em algum aparelho eletrônico. Quando você terminar, escute o áudio e identifique os pontos que acha que precisa melhorar. Preste atenção na velocidade da fala, na dicção da voz e na clareza da transmissão da mensagem. (Às vezes quando você grava um áudio no whats app não fica com uma impressão ruim? Aproveite e treine até atingir um nível profissional de compreensão).

4 – Discurse para um estranho
Para você realmente analisar se está pronto para realizar seu discurso, peça a uma pessoa que não conheça para lhe dar feedbacks sobre a apresentação. Por não terem intimidade, provavelmente será muito sincera com você e, consequentemente, apontará questões que você não havia percebido que precisava melhorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s